164 views 2 mins

Receita Federal alerta sobre e-mail falso

em Eduardo Moisés
terça-feira, 15 de junho de 2021

Eduardo Moisés

Há mais uma fraude sendo encaminhada aos emails dos contribuintes, segundo a Receita Federal. Nessa nova fraude, é enviado um e-mail pelos criminosos que utilizam o nome e outros elementos de marca semelhantes aos da Receita Federal, com uma solicitação de correção de pendências na declaração do imposto de renda 2021.

O e-mail contém arquivos danosos que seriam cópias das declarações enviadas, além de detalhes e informações que imitam as comunicações do órgão. Esses arquivos não devem ser abertos.        

Caso o cidadão tenha duvida sobre o processamento da sua declaração ou queira verificar se há alguma pendência, poderá fazê-lo através do e-CAC, ferramenta disponível no site da Receita Federal. No portal, será possível verificar a existência de pendências ou mensagens.

Os emails enviados pela  Receita Federal, quando o endereço eletrônico é fornecido na declaração, apenas informam sobre a existência de mensagens no portal e-CAC, e toda a comunicação é feita pelo portal. Nesses emails não existem arquivos, imagens ou links anexados.  Por isso, o cidadão que receber qualquer comunicação por e-mail não deve clicar em links ou baixar arquivos, mesmo que pareça um link para o portal ou para o site do órgão.

A Receita reafirma que para ter mais segurança na veracidade das informações e evita fraudes, deve o cidadão sempre acessar o site, utilizando o navegador de internet, digitando www.gov.br/receitafederal na barra de endereços. Essas fraudes podem gerar enorme transtorno para o cidadão, quer seja pelo risco de exposição de dados ou perda de dados existentes no computador.