132 views 4 mins

A importância do Planejamento Financeiro Empresarial

em Eduardo Moisés
terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Eduardo Moisés

Para começar o ano bem, importante ao empresário organizar sua empresa, levantando seu passivo, estipulando metas, planejando o ano de forma consciente e consistente.

O primeiro  passo é ter em mãos um orçamento detalhado do ciclo operacional de seu negócio, com receitas, custos e despesas de cada ano. Se caso não  haja dinheiro para pagar todas as dividas de um vez só, cabe ao empreendedor dar preferência àquelas que tem piores condições de negociação, juros e multa moratória mais elevadas.

É importante sempre lembrar que as dívidas minam todo o lucro da empresa. Logo, além de um bom planejamento, é imprescindível fixar uma boa reserva para não correr o risco de se auto sabotar ao assumir empréstimos que talvez não possam ser honrados futuramente.

Ainda sobre traçar um bom planejamento, imperioso o estabelecimento de metas que a empresa visa alcançar a curto, médio e longo prazo, tudo com base na avaliação da condição financeira da empresa. Essa meta funcionará como um norte para o futuro da empresa e nela virão estabelecidos prazos e os colaboradores responsáveis por cada parte do que fora planejado.Para o sucesso do planejamento, indispensável o acompanhamento dos resultados, o qual deve ser realizado mensal e minuciosamente. Acompanhar relatórios mensais e utilizar KPIs — indicadores de performance — para medir os resultados são passos fundamentais para direcionar melhor as ações e estratégias da empresa.

Organizar e padronizar um método de registro para as contas a pagar e que devem ser recebidas é um dos passos mais importantes no processo de planejamento empresarial financeiro, pois possibilitará o acompanhamento do capital e da saúde econômica da empresa. É imprescindível monitorar cada lançamento para perceber como as finanças estão caminhando. Esse processo possibilita fazer projeções das entradas e saídas de recursos com mais precisão, além de entender o progresso com o passar dos meses.

Ademais, acompanhar de perto o planejamento financeiro facilitará na identificação de falhas e reajustes, o que dará mais tempo para implementar mudanças necessárias no controle dos recursos econômicos da companhia.

Importante também que ao fazer seu planejamento financeiro, o empresário crie diferentes hipóteses, com situações que possam ocorrer ao longo do ano, ficando preparado para imprevistos, estabelecendo metas tangíveis para conter gastos, alavancar as receitas mensais e outras ações.

Por fim, para a elaboração de um planejamento empresarial financeiro é fundamental criar um plano de ação, no qual constarão as tarefas que precisam ser realizadas a fim de melhorar a situação da empresa, como ação recomendada,  cronograma de execução e prazos e possíveis soluções para evitar problemas na sua execução.

O importante é salientar que não importa o porte da empresa, para ter sucesso e alavancar seu negócio, cabe ao empresário estabelecer metas reais, fazer seu planejamento financeiro e organizar seus colaboradores, dando meios para que consigam cumprir as metas e prazos fixados.