486 views 3 mins

Características de uma pessoa ética

em Denise Debiasi
segunda-feira, 04 de julho de 2022

Identificar comportamentos éticos no ambiente de trabalho é muito importante. Afinal, através deles conhecemos melhor as pessoas com que nos relacionamos. Estamos acostumados e somos treinados a identificar comportamentos suspeitos dentro de uma empresa, mas pouco se fala a respeito dos comportamentos que indicam um senso ético no outro.

Para resolver essa questão, os filósofos Theodor Adorno (1903 – 1969) e Max Horkheimer (1895 – 1973) se debruçaram sobre os atributos da moralidade dentro de um indivíduo. Assim, ao longo de suas obras, destacaram essas características que, brevemente, aqui compilo.

Uma das principais características é a solidariedade, motivada pelo desconforto ao se deparar com a injustiça. Para Adorno, a sensibilidade e a empatia são fundamentais para a solidariedade, pois permitem ao indivíduo reconhecer no outro um ser humano igual em tudo e na sina, autônomo e independente, dotado e merecedor de igual dignidade existencial.

Em um mundo no qual nos deparamos frequentemente com a falta de integridade, é comum não mais nos espantarmos. Por isso, esse estranhamento em relação ao antiético, bem como o senso crítico para realizar avaliações pessoais, quando presentes na conduta de uma pessoa, são componentes fortes da moralidade.

O Senso de Justiça também é presente em pessoas com comportamento ético. Elas se motivam em momentos de decisão a “fazer o que é certo”, de acordo com o próprio julgamento. Dessa forma, têm consciência de que seus atos afetam não só a si mesmos, mas aos outros, o que faz com que reflitam mais profundamente sobre efeitos adversos e potenciais riscos.

Esse comprometimento com as regras faz com que as pessoas éticas não apenas aprendam sobre seus limites – em treinamentos de compliance ou códigos de conduta – mas os internalize e os respeite à priori em suas decisões. É seguir as normas para criar um ambiente saudável e justo, pautando assim sua atuação profissional e a estratégia de seu departamento ou sua companhia.

Finalmente, uma pessoa ética, comprometida com uma existência justa, tem atenção aos interesses coletivos, e sabe conciliá-los com seus desejos pessoais. Dessa forma, uma atitude íntegra é aquela que considera e efetiva o particular, sem, no entanto, negar o universal.

Denise Debiasi é CEO da Bi2 Partners, reconhecida pela expertise e reputação de seus profissionais nas áreas de investigações globais e inteligência estratégica, governança e finanças corporativas, conformidade com leis nacionais e internacionais de combate à corrupção, antissuborno e antilavagem de dinheiro, arbitragem e suporte a litígios, entre outros serviços de primeira importância em mercados emergentes.