92 views 3 mins

Sucesso x Fracasso – Prosperidade x Crise

em Artigos
sexta-feira, 05 de novembro de 2021

Pedro Kaufmann (*)

Todos buscamos o sucesso rápido. Procuramos indivíduos que consideramos “bem-sucedidos”.

Da mesma forma, corremos das nossas falhas e ficamos constrangidos em admiti-las. A pergunta sempre presente é: “Como podemos ser bem-sucedidos?” – Como empreendedor e judeu, lembro da história de José. Ele foi a primeira pessoa mencionada no antigo Testamento como “um homem de sucesso”.

Mas em que parte da sua vida isso acontece? Quando ele era filho amado na casa de seu pai ou quando era vice-rei no Egito? A resposta, surpreendentemente, não é nenhuma dessas. José é mencionado como um homem bem-sucedido quando era escravo de Potifar, e então novamente quando estava na escura masmorra de uma prisão egípcia.

O Talmud nos diz que há várias maneiras de validar a autenticidade de um contrato assinado. Um método é comparar as assinaturas no contrato com um documento prévio com as mesmas assinaturas. Porém, esse documento usado para autenticar o atual contrato contestado deve ter sido verificado por um tribunal depois que sua autenticidade também foi contestada.

O Rabi Menachem Mendel Schneerson, explica que um contrato que as pessoas consideram falso é como um indivíduo que passa por uma crise, um abatimento, um deprimente fiasco. Quando a pessoa supera a crise, está mais forte; ela pode ser um contrato usado para aprovar outros contratos.

Essencialmente, sem aquele obstáculo na estrada, ele não seria tão forte como se tornou agora. Assim, o Rabi oferecia uma definição diferente de sucesso. O sucesso não é sobre uma pessoa que não tem falhas, que leva uma vida perfeita. A vida de José na prisão estava longe do ideal; na verdade seu espírito estava alquebrado.

O sucesso é quando a pessoa passa por uma crise e, em vez de cair em desespero, levanta-se e declara que não será derrotada. Quando alguém se enfia num buraco, faz exatamente o oposto.

Mas quando alguém utiliza aquele momento de desespero para sair como uma pessoa mais forte, mais do que alguém que nunca passou por aquele desafio, então esse indivíduo desenvolveu a capacidade de ser mais forte em situações ainda mais complexas, pois já as superou e este é o verdadeiro sucesso na vida.

Lembro a mim mesmo que prosperidade nem sempre é sucesso, e crise não significa fracasso. O sucesso é medido pelos nossos esforços para fazer o que é certo. O sucesso não é medido pelos retrocessos, conflitos e as situações nas quais nos encontramos.

Sucesso é quando transformamos a luta em habilitação, e então aquela mesma luta levará a outro sucesso, ainda mais poderoso que o anterior.

(*) – Conhecido como Rabino Empreendedor, expert em Cabala, Justiça Social e empreendedorismo, em 2015 fundou a Fit Anywhere, aplicativo de wellness do Brasil.