89 views 3 mins

O impacto das Notas Fiscais no ambiente empresarial

em Artigos
terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Fredy Evangelista (*)

A globalização e as novas tecnologias geraram grandes transformações na forma de consumo.

Diante dessas inovações ainda vemos muitos ambientes corporativos que se deparam com problemas contábeis e que impactam diretamente em seus negócios, principalmente no crescimento.

Escritórios de contabilidade sofrem diariamente com fraudes, onde o pagador recebe o boleto e na hora de efetuar o pagamento os vírus hospedados em computadores modificam a sequência dos códigos de barra redirecionando o valor para contas fraudulentas.

Mas afinal, qual é o impacto das notas fiscais para um negócio? Toda mercadoria ou serviço que é prestado no Brasil é acompanhado de um documento fiscal e a fiscalização da Receita sobre estas notas é severa (ainda mais em um momento econômico e político pelo qual temos passado).

Milhares de empresas são fiscalizadas pelo fisco brasileiro todos os anos, e a não conformidade com as regras de armazenamento de notas fiscais implica em multas onerosas, portanto garantir que elas sejam bem armazenadas e validadas é uma rotina da área fiscal e contabilidade de toda empresa.

Extravios de notas em um ambiente empresarial é um problema. Caso uma nota fiscal não chegue a área responsável da empresa dentro do mês de competência, a mesma poderá deixar de recolher os impostos retidos, afetando seu resultado financeiro. Outro problema ocasionado pelo extravio é o atraso no seu pagamento, o que gera juros e multas aplicadas pelo fornecedor.

No caso dos bancos, a Febraban afirma que o setor já investiu bilhões de reais em TI, incluindo ferramentas destinadas a evitar tentativas de fraudes. Segundo a instituição, fortalecer a segurança é uma das prioridades dos bancos, porque tanto as instituições financeiras quanto os consumidores são vítimas dessa situação.
Na minha opinião, o desafio é desenvolver formas de identificação e autenticação que impossibilitem as fraudes sem dificultar o acesso aos serviços e prejudicar o cliente.

Para finalizar, é importante que as áreas contábeis de um ambiente empresarial inovem em soluções tecnológicas afim de coibir perdas e prejuízos com o avanço destas ferramentas, que com toda certeza otimiza o processo, gera redução de custos evitando fraudes e centralizando o controle financeiro e fiscal.

(*) – É CEO e Fundador da Vianuvem, uma das maiores plataformas de gestão de processos no Brasil.