70 views 4 mins

Líderes devem abraçar a exponencialidade

em Artigos
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Marco Ornellas (*)

Estamos passando por uma Era de Mudança. Falamos sobre inovação, discutimos soluções para os novos problemas e testamos novas estratégias de negócios.

Mas para quem são essas soluções? Estamos considerando as necessidades das pessoas ao nosso redor? Essas soluções fazem sentido e são viáveis? Os desafios de hoje não podem ser comparados a nada que a humanidade já viveu. O mercado pede por mais assertividade, produtividade e qualidade em tempo recorde. Só será possível atender a todas essas demandas se mudarmos nossa postura e assumirmos papéis que estejam de acordo com as necessidades do mercado.

Estamos vivendo em um mundo exponencial e isso nos obrigada a nos tornarmos profissionais exponenciais, em especial os líderes. Mas em que consiste ser um líder exponencial? É aquele que aceitou deixar suas verdades e certezas de lado para desbravar um mundo desconhecido e procurar compreendê-lo. Ele entende que os modelos tradicionais de negócio usados até hoje já não fazem mais sentido na nova era e nem podem entregar os resultados que precisamos.

Ele também aprendeu a deixar seus medos de lado para testar novas ideias até encontrar soluções que ajudem todos a sua volta. Parece que estou falando de uma projeção de líder perfeito? De cara, pode ser que sim. Mas, se você analisar com profundidade, vai concordar que esses são traços que todos os profissionais deviam trabalhar, não apenas líderes. Adotar o perfil de líder exponencial é uma atitude de coragem, pois significa estar disposto a desbravar um mundo complexo que exige a sabedoria de fazer escolhas que possibilitem transformar recursos escassos em abundantes e impactar de forma positiva o mundo para as futuras gerações.

As características do líder exponencial:

. Futurista – Ele consegue antecipar possíveis surpresas no ambiente de trabalho e, com isso, se preparar para lidar com situações hipotéticas. Ele também é capaz de explorar o desconhecido com tranquilidade e sabe combinar práticas imaginativas de previsão estratégica com o planejamento tradicional de negócios.

. Inovador – Ele, como líder, busca desenvolver soluções focadas nas pessoas e nos problemas que elas encaram diariamente. Usa habilidades de pensamento visual e narrativa para compartilhar histórias e hipóteses e testar o que aprenderam e prioriza sempre o ponto de vista do cliente.

. Tecnológico – A tecnologia está muito presente na vida do líder exponencial. Ele não se deixa intimidar com a revolução tecnológica, pelo contrário, ele mergulha nas possibilidades que novas ferramentas trazem e sabe lidar com as implicações éticas que essas mudanças podem trazer.

. Humanitário – Essa característica é o que torna possível que as três citadas acima sejam focadas em beneficiar o ser humano. Ele usa as habilidades para melhorar o ambiente de trabalho e a sociedade como um todo e suas ações são motivadas por propósito, não apenas por responsabilidade social corporativa.

(*) Formado em psicologia, dinâmica dos grupos e design thinking, é coach, membro da International Coaching Federation e Mestre em Biologia-Cultural. É consultor em desenvolvimento organizacional com foco em RH.