84 views 3 mins

Planejamento estratégico é fundamental

em Artigos
terça-feira, 19 de abril de 2016

Roberto Barretto de Carvalho (*)

O planejamento estratégico bem definido permite antecipar acontecimentos prejudiciais ‘a empresa e, por isso, ele é fundamental para o sucesso da mesma.

Além disso, um bom planejanto nos proporciona tempo disponível para lidar com várias incontroláveis. Ao planejar, esboçamos o caminho a seguir e concentramo-nos no foco estabelecido. Assim, um bom planejamento estratégico funciona como a bússola de uma empresa.Tudo aquilo que for planejado deve ser revisado continuamente para que eventuais ajustes sejam feitos.

Quando da elaboração do planejamento , identifique de imediato uma boa oportunidade que desperte o seu interesse. Em seguida, crie mentalmente, o planejamento estratégico de sua empresa. Visualize todos os detalhes e passe para a prática. Um esboço mental inicial nao demanda gastos e fortalece seu sonho.

Infelzmente, muitos empresários ainda nao acreditam totalmente na necessidade de um planejamento estratégico, pois pensam que agilidade e eficiência sao suficientes para a resolução de todos os problemas. Os gestores dessas organizações tomam providências, assumem responsabilidades, mudam alguns procedimentos, tentando melhorar a empres, porém nao seguem uma estratégia. Vaga-se por diversas formas de caminho e estes se revelam destrutivos a longo prazo.

A estratégia importa sim, e muito. As emrpesas com bom planejamento estratégico mantêm um bom desempenho or um longo período de tempo. A falta de estratégia é uma das principais razoes das crises. Para elaborarmos o planejamento estratégico devemos conhecer bem nossos clientes e concorrentes, além de refletir sobre três questões básicas: Onde estamos? aonde desejamos chegar? o que faremos para chegar lá?

A simulação de cenários é fundamental. É claro que nem todos os cenários podem ser antecipados uma vez que existem variáveis incontroláveis. Muitos empresários são uma espécie de !bombeiros incendiários”. Perdem temop, energia e dinheiro contendo seus próprios incêndios” por conta de um planejamento inadequado.

Uma coisa é ir ajustando o caminho e outra é nao ter rumo.

No caso de pessoas cujas atividades profissionais nao se inserem no ramo empreendedor, o mesmo pode ocorrer. Nem sempre os estudantes com bons contatos e ótimas notas na escola, por exemplo, sao aqueles que têm mais sucesso profissional. É importante contar com um planejamento estratégico pessoal, também.

(*) – Administrador de Empresas, palestrante, fundador do Brasillis idiomas, é autor dos livros: Salve-se quem Souber e Enxergando o Óbvio.