92 views 3 mins

Contador, parceiro da Certificação Digital

em Artigos
sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Antonio Cangiano (*)

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem no Brasil 343 mil contadores em atividade. É um número que tem crescido bastante.

Para se ter uma ideia, em 2004 eram 166 mil profissionais. Ou seja, em 12 anos o número mais que dobrou. Mas porque estou falando dos contadores? Porque dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador, um profissional que sempre atuou em parceria com a certificação digital.

Os contadores foram os primeiros a perceberem os grandes benefícios da nova ferramenta, a tomarem contato com a nova tecnologia. São hoje os grandes impulsionadores do uso cada vez maior da certificação e responsáveis por boa parte da expansão em nosso segmento.

O que os contadores perceberam antes de todos foi que a Certificação Digital é um grande facilitador das suas rotinas diárias. Com o Certificado Digital eles reduziram custos com armazenamento de papéis, manutenção de arquivos volumosos, deslocamentos de mensageiros.

Além disso, viram que num País de dimensões continentais é preciso ser ágil para por exemplo assinar um contrato sem precisar se deslocar do escritório. Os contadores ganharam tempo e passaram a administrar melhor as obrigações dos seus clientes. O Certificado Digital tornou mais simples as operações do seu dia a dia, trouxe grandes economias e tudo dentro de operações com aceitação e validade jurídica.

Segundo o CFC, há no Brasil hoje 55 mil empresas de contabilidade, de vários portes econômicos. Isso garante a capilaridade do atendimento por todo o nosso País e permite, pelo uso da Certificação Digital cada vez maior, que uma empresa de qualquer parte possa assinar contratos, fazer financiamentos, atender às suas obrigações fiscais e com o governo.

O contador, por tudo isso, precisa estar todo tempo atualizado, fazendo cursos, estudando novas leis e normas estabelecidas pelo governo. Ele precisa acompanhar cada nova instrução do Fisco, para poder oferecer aos seus clientes sempre as melhores opções. Trata-se de um trabalho que exige grande concentração e dedicação.

Esse número de contadores, felizmente, está crescendo e deve manter-se em curva ascendente por longos anos, haja vista que o total de alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis é superior a 300 mil. Por tudo isso, pela dedicação e papel que representa em nosso País, pela responsabilidade e pelo apoio que dá sempre aos nossos empresários, o contador merece todo o nosso respeito.

Parabéns a cada um de vocês pelo Dia do Contador.

(*) – É diretor-executivo da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital).