109 views 4 mins

Como a tecnologia pode gerar oportunidade de investimento?

em Artigos
segunda-feira, 07 de junho de 2021

André Saliba (*)

De modo geral, a tecnologia cada vez mais tem mostrado a sua importância para empresas de qualquer segmento.

Porém, a pandemia trouxe uma série de mudanças comportamentais e sociais no mundo inteiro, e isso fez com que muitas companhias tivessem que se adaptar para sobreviver. Novos softwares e hardwares se tornaram essenciais como mecanismos para deixar produtos e serviços mais acessíveis, ampliando muitas vezes sua atuação e acelerando a transformação digital.

Segundo uma pesquisa realizada pela IEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, com 350 executivos do Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido, o coronavírus acelerou principalmente a adoção da computação em nuvem (55%), do 5G (52%), das soluções em IA e machine learning (51%), além da utilização de IoT (42%) e realidade aumentada e virtual (35%).

Esses dados mostram um campo fértil e cheio de oportunidades para quem quer empreender e investir em soluções inovadoras para melhorar processos, competitividade, entender o comportamento dos clientes, entre outros pontos. O momento é agora, caso contrário seu negócio poderá perder escalabilidade e dinheiro.

Dentre as oportunidades, um segmento que tem crescido muito é o de segurança patrimonial, principalmente os de veículos e de frota. Isso porque de acordo com um levantamento realizada pela VEJA, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul mostra que no trimestre em que a quarentena foi adotada, de abril a junho, houve uma queda expressiva de crimes contra a vida (homicídios e latrocínios) e o patrimônio (roubos e furtos) em comparação com o mesmo período de 2019.

Porém com a reabertura e as atividades voltando “ao normal”, a tendência é que esse número aumente de forma significante. Acredita-se ainda que com a reabertura da economia, haverá um aumento gradativo da criminalidade, segundo a Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo os índices de roubos de carga, por exemplo, subiram 39% no início desse ano, o que nos mostra a importância de buscar por soluções de segurança para conter e achatar a curva desses crimes nas estradas.

Ou seja, estamos diante de um mercado cheio de possibilidades, a grande questão é conhecer a fundo o nicho que se quer empreender, entender suas necessidades e, principalmente, do seu cliente. No segmento de segurança há diversas oportunidades ligados diretamente a tecnologia, o rastreamento veicular se mostra resiliente em momentos de crise e promissor em momentos pós crise.

O primeiro passo importante para o empreender é escolher um segmento promissor, entendemos que além do segmento nosso mercado oferece um negócio de receita recorrente com foco em segurança em um país em desenvolvimento.
Vale lembrar que empreender não é algo fácil, porém há uma procura enorme por parte de investidores querendo apostar em negócios inovadores, principalmente ligados a tecnologia.

A meu ver, a tendência daqui pra frente é ter uma alta demanda por controle, monitoramento, gestão à distância de tudo que está a nossa volta e segurança. A transformação digital chegou com tudo e você não pode ficar fora dessa!

(*) – É Diretor Comercial da Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina.