88 views 3 mins

Como a contabilidade se revoluciona em pleno século 21

em Artigos
sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Vitor Torres (*)

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 43% das micro e pequenas empresas ainda fazem a sua contabilidade no papel.

Esse é um número alarmante, levando em conta que estamos vivendo em um mundo no qual tudo é cada vez mais digital. A tendência, nos dias atuais, com tanta correria e mudanças de legislação, principalmente no que se refere à tributação, é que se adotem medidas que sejam as mais práticas possíveis devido aos erros humanos que podem acontecer.

Muitos empreendedores e profissionais liberais já estão se modernizando neste sentido, e contando com um sistema 100% online de contabilidade. Há sim quem duvide e a incerteza é normal, sempre surge diante de algo novo. Mas a contabilidade online não é mais uma novidade há pelo menos seis anos, já tem transformado o negócio e o dia a dia de diversas pessoas, sejam empreendedores ou profissionais liberais.

A combinação de tecnologia e especialização reduz o trabalho repetitivo e proporciona maior agilidade nas rotinas diárias e processamento de informações. Assim o empreendedor conta, não apenas com um, mas com vários contadores especializados, o que permite uma troca de informações e conhecimento para oferecer a melhor solução para cada caso, além de ter disponível especialistas em cada área de atuação.

Através da plataforma online, os dados e informações estão sempre acessíveis, 24h, em tempo real, quando e onde for necessário. A segurança é outro fator importante de ser ressaltado, uma vez que a área de tecnologia é core neste formato de negócio e se investe pesado no que há de mais moderno no mercado, equiparando ao mesmo nível de segurança encontrado nos bancos.

Outra vantagem é a economia gerada através deste serviço. Principalmente no início, na abertura de uma empresa, os custos são muito altos e as confusões maiores ainda! Com as plataformas online, muitos processos manuais e repetitivos são automatizados e as despesas reduzidas, por isso é possível repassar esse benefício ao cliente final.

Dependendo do porte do seu negócio, pagar a mensalidade, e o 13° salário de um contador pode pesar, e muito, no bolso. Afinal, são muitos os desafios de um profissional liberal ou empreendedor no Brasil. A automatização proporcionada por esse sistema faz com que quem usufrua dele possa também economizar tempo e se dedique mais no crescimento e desenvolvimento do seu trabalho ou negócio.

A tecnologia já mudou a forma como nos relacionamos, como conversamos, como usamos o nosso banco e até mesmo a forma como nos locomovemos.

Nada mais natural que a contabilidade também evolua. E você também!

(*) – É CEO da Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil e o primeiro 100% online (www.contabilizei.com.br).