113 views 4 mins

A tecnologia e a inovação transformando a gestão dos negócios

em Opinião
sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Santiago Ayerza (*)

Eficiência, redução de custos, segurança e inteligência na operação.

Essas são algumas das palavras-chaves que todas as grandes empresas buscam alcançar em um ambiente cada vez mais competitivo. Isso se amplifica no Brasil, onde as empresas em busca de maior eficiência e produtividade se deparam com uma série de barreiras, sobretudo por conta da grande complexidade regulatória enfrentada diariamente.

A boa notícia é que muitas companhias já perceberam que contar com tecnologia avançada é a melhor maneira de lidar com as complexidades de nossos sistemas tributário, jurídico e de comércio exterior. A automação de processos faz com que muitas atividades, que costumam demandar dias de trabalho, possam ser realizadas em poucos minutos por um robô, e com maior certeza e segurança.

Além da maior eficiência e produtividade, isso libera os profissionais para atividades e contribuições mais estratégicas para o negócio. Outra iniciativa é o uso de sistemas em computação em nuvem. O cloud computing traz mais segurança para o armazenamento de dados, permite o acesso às informações de qualquer dispositivo, reduz o tempo para realização das tarefas e melhora a gestão de recursos, já que elimina custos com infraestrutura de TI e sua administração.

Tudo isso se traduz com mais inteligência na gestão, foco e melhores resultados. Comprovamos isso diariamente com nossos clientes. Nossa nova solução fiscal ONESOURCE TAX ONE, que levou a expertise tributária da Thomson Reuters para a nuvem, está sendo muito bem recebida pelo mercado. Todos que implantaram o sistema estão se beneficiando das vantagens de operar com maior segurança e menor custo total de propriedade.

Assim como muitas empresas priorizam a evolução para cloud, algumas companhias valorizam especialmente a potencialização de eficiência e performance de seus ERPs a partir de integrações nativas. Atendendo a essa necessidade, recentemente comunicamos ao mercado a aquisição da Tax4B, que nos permite aliar tecnologia nativa e certificada do SAP S/4 HANA TDF à nossa liderança Fiscal e Tributária no Brasil.

Dessa forma, a nossa liderança em soluções fiscais para Corporações fica cada vez mais fortalecida e inovadora, oferecendo um amplo e robusto portfólio de soluções para evoluir a gestão tributária, de acordo com o perfil, preferência e timing de cada cliente. Vou contar um exemplo prático de como a tecnologia pode ser usada para fazer uma análise inteligente de dados, com objetivo de alcançar resultados estratégicos.

Entregamos pra um cliente uma solução ímpar de análise de dados e inteligência artificial para identificar e retificar rapidamente eventuais erros na apuração dos tributos devidos. Cruzamos as informações de mais de 60 mil documentos fiscais com outros 39 mil decisões do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e, em 40 minutos, identificamos os potenciais riscos e oportunidades para aprimorar a gestão fiscal do negócio., de forma a garantir compliance e eficiência.

O atual momento é chave para dar o necessário salto tecnológico. Apoiar-se em tecnologias inovadoras na gestão fiscal, jurídica e de comércio exterior será um dos diferenciais para o sucesso das empresas que desejam se manter relevante e competitiva.

(*) – É líder do segmento de Corporates da Thomson Reuters América Latina (www.thomsonreuters.com.br).