117 views 5 mins

Startups de São Paulo (SP) são finalistas da competição do AgriFutura 2022

em Agronews
quarta-feira, 09 de março de 2022

50 empresas foram escolhidas para apresentar sua solução tecnológica durante o evento, nos dias 12 e 13 de março, na capital paulista

Oito startups de São Paulo, capital, participarão do AgriFutura, evento que será realizado nos dias 12 e 13 de março pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no Instituto Biológico (IB), na capital paulista.

São elas: Datarural, Kognatech, Dupeixe, Santa Food, Biolambda Científica, Myrtus Plant Biotech, Biomovement Ambiental e a Cromai.

A Datarural realiza estudos clínicos; randomização; inferência estatística; regressões; modelos mistos, entre outros. A Kognatech auxilia a agricultores orgânicos e cooperativas de agricultores familiares a levar seus produtos ao mundo. A Dupeixe é um hub 100% data base, desenvolvido para aproximar, conectar e gerar negócios entre todos os segmentos e portes de empresas da cadeia comercial de pescados. A Santa Food é uma foodtech de impacto social com foco na cadeia de orgânicos e empregabilidade. A Biolambda é especializada em soluções de biofotônica e biossegurança.

Já a Myrtus Plant Biotech é uma startup de pesquisa que atua na área de biotecnologia vegetal. A Biomovement Ambiental é uma startup que tem como foco o desenvolvimento, a pesquisa e a implantação de tecnologias inovadoras e sustentáveis que possam ser escaláveis e atendam pessoas em situação de vulnerabilidade e a Cromai é pioneira na aplicação de uma tecnologia de fronteira, a visão computacional, que identifica padrões em imagens coletadas no campo para oferecer diagnósticos que permitam melhor embasamento na tomada de decisões agronômicas.

A competição, que tem foco oferecer um espaço para que agtechs, foodtechs, biotechs e fintechs, com soluções voltadas para o agronegócio, apresentem seus projetos, ideias e produtos, contou com a inscrição de mais de 100 empresas, que foram avaliadas por um grupo de representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da APTA, que selecionou 50 startups para participar dos painéis do evento. Cada uma terá um pitch de cerca de 5 minutos, com outras startups e pesquisadores, no palco, mostrando as soluções e vantagens do seu produto/serviço a uma banca julgadora.

Ao final do evento, serão escolhidos e premiados três projetos, um em cada uma das categorias definidas. A escolhida para a categoria Ideação será premiada com uma mentoria dos Institutos da APTA; a startup vencedora da categoria MVP (Produto Mínimo Viável), que apresentará uma versão simplificada de um produto, receberá uma mentoria do Instituto de Inovação Israelense INNA ImC, em parceria com a APTA. A terceira categoria, Tração e Escala, que tem como objetivo auxiliar a empresa a crescer, terá a oportunidade de participar da imersão ao ecossistema de inovação israelense, em Israel, com a curadoria do INNA, diante da parceria com a APTA.

Festival de inovações

A programação do evento conta também com a realização do Fórum AgriFutura, uma conferência que apresentará as soluções e ações sustentáveis já existentes e as novas oportunidades, identificadas pelos NITs da APTA e trabalhadas pelos Institutos de Pesquisa, posicionando o agronegócio brasileiro nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.

Serão três painéis que destacaram os temas: ecossistemas de inovação no agronegócio, produção sustentável de alimentos frente às mudanças climáticas e inovabilidade.

O festival conta também com ações direcionadas ao público, como atrações musicais e foodtrucks. As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.agrifuturaoficial.com.br <http://www.agrifuturaoficial.com.br> .