182 views 45 secs

Pesquisadores desenvolvem nova cultivar de feijão mulatinho para o Nordeste

em Agronews
sexta-feira, 28 de julho de 2023

Os produtores e o mercado de sementes passam a contar, a partir de agosto, com a BRS FS307, a mais nova cultivar de feijão-comum do grupo mulatinho para o Nordeste, a ser lançada no Semiárido Show 2023, em Petrolina (PE), pela Embrapa em parceria com a Beckman Sementes.

Com vagens de cor amarela, grão de cor bege opaco e de formato reniforme plana (em forma de rim), a BRS FS307 tem como destaque a maior produtividade quando comparada materiais como a BRS Agreste e BRS Marfim, além de apresentar qualidade de grão superior e moderada resistência à antracnose e à murcha-de-fusário, importantes doenças no contexto regional.

O potencial produtivo da BRS FS307, obtido a partir da média dos cinco ensaios em que a cultivar apresentou as maiores produtividades, foi de 4.200 kg/ha. Essa estimativa demonstra que a cultivar tem potencial genético elevado, e que se o ambiente for favorável e existirem boas condições de cultivo, altas produtividades podem ser alcançadas.

Em 22 ensaios de campo, na época de semeadura das águas em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia, a BRS FS307 apresentou produtividade média de 2.703 kg ha, com 13,9% de superioridade quando comparada à média das testemunhas (2.409 kg ha) (Fonte: Embrapa).