95 views 2 mins

Estudo avalia os efeitos do enriquecimento ambiental na produtividade de frangos de corte

em Agronews
quinta-feira, 06 de abril de 2023

A valorização das medidas de bem-estar animal no agronegócio brasileiro tem evoluído nos últimos anos, com as grandes corporações adotando práticas mais sustentáveis em suas transações comerciais e nos seus sistemas produtivos.
A temática e os seus impactos qualidade de vida dos animais foram analisados no estudo “Efeitos de diferentes recursos de enriquecimento ambiental na produtividade de frangos de corte”, que foi apresentado no Prêmio José Maria Lamas da Silva, durante a Conferência FACTA WPSA-Brasil em 2021.   
Estudante de doutorado em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e um dos autores do estudo, Marconi Ítalo Loureço da Silva conta que a pesquisa foi iniciada com base na literatura científica, na qual o grupo identificou o enriquecimento ambiental como uma ferramenta de manejo que permite que os animais expressem seus comportamentos naturais e auxilia na promoção de melhorias nos indicadores de bem-estar.
Marconi completa que, no desenvolvimento das análises, os pesquisadores constataram que o número de estudos que propõem uma avaliação das condições práticas e dos impactos dos recursos a serem implementados em escala comercial eram escassos na literatura.
“A partir desta observação, nos propusemos a avaliar os recursos práticos, de baixo custo de confecção/aquisição, de fácil higienização e que não comprometessem o custo da mão de obra. Sendo assim, eles constituem uma plataforma com degraus desenvolvida pelo grupo de pesquisa, fardos de feno que podem ser trocados a cada ciclo de produção e projetores de luz a laser que podem ser facilmente instalados nos aviários e serem controlados usando timers”, explica.