33 views 7 mins

AgroNews 05/06/2024

em Agronews
terça-feira, 04 de junho de 2024

Networking para gestores de crédito no agronegócio

O Congresso Nacional de Crédito no Agronegócio (CONACREDI), sediado anualmente em São Paulo, abriu uma oportunidade gratuita de levar networking de alto nível para gestores de crédito no agronegócio de outras regiões do país. Os chamados Road Shows, que apresentam um pouco do conteúdo abordado no evento principal, serão realizados durante o mês de junho, em três cidades do país: Campinas/SP, Cuiabá/MT e Goiânia/GO. Desde sua criação, em 2018, o CONACREDI é o único polo que proporciona uma troca de insights e conexões valiosas entre os principais atores do mercado de crédito no setor, como indústrias, tradings, cooperativas, instituições financeiras, entre outros. Como explica Mayra Delfino, diretora do congresso, a missão do evento é impulsionar a resiliência do agronegócio, que, inclusive, bateu um recorde no número de exportações e atingiu US$ 166,55 bilhões no Brasil, segundo levantamento recente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “O CONACREDI busca unir todos os elos do universo agro para fortalecer as parcerias e colaborações que movem essa área, discutindo as melhores práticas, inovações tecnológicas, dificuldades, expectativas e tendências emergentes no setor” (https://conacredi.com.br/).

Interior de Goiás abraça a causa do Evento Degustar

O 21º Evento Degustar acontece entre os dias 25 e 26 de junho de 2024 e pela primeira vez escolheu Goiânia para o grande encontro entre profissionais de eventos, como gastronomia e decoração, em prol do Hospital de Amor. No entanto, não apenas a cidade, mas todo o estado de Goiás recebeu a iniciativa de braços abertos em uma rede de patrocinadores e apoiadores que, juntos, possibilitarão uma das maiores e mais importantes edições já realizadas em duas décadas. “O interior do estado de Goiás nos surpreendeu pela sua solidariedade. Empresários, principalmente do agro, têm nos atendido prontamente possibilitando que o Evento Degustar de Goiânia seja grandioso. Afinal, já nos preparávamos para uma edição muito especial, já que é a primeira que acontece em dois dias e com uma agenda intensa de aulas, oficinas e até o lançamento do livro do presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, além da aguardada noite de degustações”, conta Márcia Costa, empresária idealizadora e produtora do evento.

Economia circular e ações voltadas a certificação de agricultores familiares

A Positive Company, empresa brasileira de produtos com foco na saudabilidade,  prioriza o consumo consciente ao promover ações para a redução dos impactos ambientais no planeta. Presente no mercado desde 2015 com o lançamento de A Tal da Castanha, que hoje é líder na categoria de leites vegetais no Brasil, feito 100% com ingredientes naturais, a empresa abrange outras marcas conhecidas pelo público como a linha Possible, uma bebida vegetal mista de castanha de caju e aveia, para quem deseja melhorar a alimentação sem abrir mão de um sabor delicioso, e a linha Plant Power, que reúne suplementos naturais com forte posicionamento em relação ao uso de doses efetivas e entrega comprovada, a empresa compensa 100% dos resíduos gerados com suas embalagens através da parceria com o selo Eu Reciclo.

Mecanização entre os cafeicultores familiares são os destaques da YANMAR na Expocafé 2024

A YANMAR, multinacional japonesa fabricante de soluções para diferentes setores da indústria brasileira, estará presente na Expocafé 2024, que acontece de 4 a 6 de junho no aeroporto de Três Pontas, em Minas Gerais. A feira, que é considerada a mais tradicional do setor cafeeiro brasileiro, é a principal do setor a apresentar as últimas inovações em máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura (https://www.yanmar.com/br/).

Evento leva inovação genética aos produtores de Goiás

A GoSolos, empresa de biotecnologia, apresenta em Rio Verde (GO) uma programação completa sobre a revolução tecnológica que está mudando o agronegócio, a metagenômica do solo. Baseada na interpretação de dados genéticos, a inovação é uma ferramenta para consolidação do uso de bioinsumos e de uma agricultura regenerativa. No dia 6 de junho, a partir das 18h30, no Espaço Capital, em Rio Verde (GO), os pesquisadores Tiago Jarek, agrônomo e especialista em Fitopatologia da GoSolos e Michelle Zibetti Tadra, CEO da GoGenetic, ministrarão o programa: Metagenômica do Solo: A Nova Fronteira Agrícola (https://tinyurl.com/yd7xj4hh).

Ásia e Oceania têm produção de cafés estimada em 50 milhões de sacas

A produção total de cafés, em nível mundial, prevista para o acumulado de doze meses, especificamente para o período de outubro de 2023 a setembro de 2024, foi estimada em volume físico equivalente a 178 milhões de sacas de 60kg. Desse volume, 102,2 milhões de sacas a serem colhidas, que correspondem a 57,4% da safra mundial, são da espécie de Coffea arabica (arábica), e, adicionalmente, 75,8 milhões de sacas de Coffea canephora (robusta+conilon), que representam 42,6% da produção global.