A – Problemas Respiratórios
Cerca de 70% das pessoas não respiram corretamente. É o que aponta uma pesquisa da OMS. A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e a Academia Brasileira de Rinologia acabam de lançar a campanha #Desafiodopregador (www.desafiodopregador.com.br). O objetivo é alertar as pessoas para os problemas respiratórios que podem ser causados quando se respira pela boca, como ronco, apneia, infecções das vias aéreas, cansaço, piora da bronquite, entre outros. A ação foi pensada para ajudar na prevenção aos problemas respiratórios e lembrar a importância de se respirar pelo nariz. O #Desafiodopregador conta com os apoios do Maresis, produto da FQM – Farmoquímica, e do Instituto Reação.
B – Procura por Visto EB-5
Crise econômica aumenta procura de brasileiros por visto EB-5 no país. A percepção é da LCR Capital Partners, especializada em assessorar brasileiros interessados em adquirir o green card para fixar residência permanente nos EUA, via a modalidade de visto EB-5, que assegura o visto a quem injetar dinheiro em projetos destinados à geração de empregos nos EUA, e estende o benefício a dependentes diretos do investidor, com até 21 anos de idade. Desde a sua criação, em 1990, ele já viabilizou cerca de 150 mil novas vagas de emprego nos EUA e forneceu aproximadamente 18 mil green cards para estrangeiros. Outras informações: (www.lcrcapital.com).
C – Empresas Juniores
O empresário carioca Pedro Ganem Salomão já realizou mais de 400 palestras pelo país e falou para mais de cem mil pessoas sobre felicidade, ressignificando o conceito de empreendedorismo. Ele está entre os mais requisitados palestrantes em empresas juniores no Brasil e tem encontro marcado com o público da Arena Banco Original, Av. Macedo Soares, 499, Capivari, em Campos do Jordão, neste sábado (23), às 11h00. Pedro é um influenciador, ligado à moda, comportamento e cultura. Ganhou o prêmio Jovens empreendedores da Conaje, em 2012, Prêmio Empreendedor do ano do G10, em 2014, e o Prêmio de Valorização Humana da IBEF, em 2105. A entrada é gratuita.
D – Fábrica de Sílicas
A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, acaba de inaugurar mais uma planta industrial no Brasil, localizada no município de Americana. A nova unidade produzirá sílicas precipitadas, incluindo as de alta dispersão, consolidando sua posição de liderança global neste mercado. A sílica de alta dispersão, cuja demanda está em forte crescimento, atende os fabricantes de borracha e, especialmente, a indústria de pneus. A produção de Americana se destinará também a outros segmentos, como alimentos, agroquímicos e nutrição animal. A nova planta, que recebeu investimentos da ordem de dezenas de milhões de euros, gerou 40 empregos diretos. Mais informações: (www.evonik.com.br).
E – Uber para Pet
Para quem gosta de animais de estimação e pensa em mudar de carreira ou mesmo ganhar uma renda extra, trabalhar com o AgendaPet (www.agendapet.com.br), marketplace de serviços para animais de estimação, pode ser uma boa opção. O site está cadastrando banhistas, adestradores, pet sitters e dog walkers, além de ser uma alternativa também aos veterinários. Espécie de “Uber de serviços para pet”, é possível agendar serviços para animais de estimação, todos executados em domicílio. Para se associar ao site, é necessário ter formação técnica ou curso na área, além de um período mínimo de experiência e ter os equipamentos ou materiais.
F – Gravuras Datilografadas
A Suzano Papel e Celulose promove exposição gratuita que homenageia importantes ícones da literatura brasileira em reverência ao Dia Nacional do Escritor, celebrado nesta segunda-feira (25). A mostra Retratos Datilografados acontece no Conjunto Nacional, entre os próximos dias 24 e 30. Estarão expostas as obras do artista Álvaro Franca, reconhecido por trabalhar ilustrações por meio da datilografia. A técnica será aplicada em gravuras dos rostos de autores como Clarice Lispector, Lygia Fagundes, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Ferreira Gullar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. A escolha dos autores foi feita priorizando uma mistura entre personalidades de diferentes gerações.
G – Evitando a Poluição
A marca de óleos Liza, da Cargill, por meio do ‘Programa Ação Renove o Meio Ambiente’, realizou a coleta de mais de 60 mil litros de óleo vegetal residual em parceria com o Condor Super Center. Com isso, a empresa garantiu que 1,5 bilhão de litros de água deixassem de ser poluídos devido ao descarte incorreto do óleo de cozinha usado. A ação é promovida pela Cargill por meio da marca de óleo Liza e tem como objetivo conscientizar o consumidor para a correta separação do resíduo de óleo vegetal, oferecendo uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do resíduo, tornando-o matéria prima para novos produtos, como biodiesel, produtos sanitários, entre outros. Para mais informações, visite (www.cargill.com).
H – Payback em 3 Meses
O preço do pãozinho sempre foi uma tática popular para sentir como anda a economia. Então, quando ela definitivamente vai mal, por que não se apoiar nele para escapar da crise? Lançada em 2011, a Mídia Pane (www.midiapane.com.br) é uma franquia de publicidade em sacos de pães que tem sido uma alternativa para quem perdeu o emprego. O franqueado estabelece parcerias com padarias na região e, em seguida, prospectar anunciantes. Após fechar todos os espaços de uma edição, chamados módulos, ele entra em contato com a matriz, que produz as propagandas e imprime em papel biodegradável com tinta atóxica. Com um modelo simples e payback em 3 meses, a empresa já chegou a 165 unidades em mais de 200 cidades brasileiras.
I – Exposição Individual
A brilhante e divertida união entre o arquiteto Felipe Bezerra e o designer André Gurgel deu origem a um dos mais descolados e modernos estúdios de design de produtos made in Brazil, o Mula Preta. Com peças repletas de personalidade e inspiradas nos esportes, ícones cool da cultura brasileira e nas belas paisagens do Rio Grande do Norte, a dupla chega ao DW! – São Paulo Design Weekend -, com ‘À moda da Mula Preta’, primeira exposição individual, que pode ser conferida no espaço Marché Expérience, de 10 a 14 de agosto, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 224. O local tem como proposta receber instalações e exposições de arte e design, do mundo todo. Saiba mais em (www.mulapretadesign.com).
J – Câmbio Online
A startup Bidollar desenvolveu uma plataforma online para todos que desejam realizar câmbio de moeda estrangeira com economia e sem burocracia. O consumidor tem a comodidade de encontrar a melhor taxa, realizar a compra via Internet e ainda receber a moeda em casa com total segurança. A empresa já atua em mais de 80 cidades espalhadas pelo Brasil. Ao entrar na plataforma o usuário é conectado diretamente ao mercado de câmbio e consegue ver as cotações em tempo real de diversas instituições, tudo automatizado e sem intervenção manual. A ferramenta permite ainda entender a necessidade de cada usuário em particular, oferecendo um atendimento personalizado. Veja em (www.bidollar.com).
K – Convenção Secovi
A Universidade Secovi preparou uma grade com cinco minicursos, que farão parte da programação da Convenção Secovi 2016 – “É hora de se reinventar”, que acontecem dias 29 e 30 de agosto. Com uma hora de duração, os programas abordarão temas de interesse a diversos profissionais do mercado imobiliário. Como se reinventar no mercado de trabalho, norma de desempenho, governança corporativa aplicada ao setor, Novo Código de Processo Civil e marketing digital são os assuntos a serem explorados por especialistas nos dois dias do evento. Inscrições e outras informações pelo site: (www.convencaosecovi.com.br).
L – Testes e Simulações
Um dos principais desafios da engenharia brasileira é validar virtualmente todas as funções do produto antes de obter o primeiro protótipo. Isso pode diminuir o tempo entre o projeto e o lançamento do veículo. Para debater o assunto e apresentar as últimas tecnologias disponíveis para o mercado, especialistas da indústria e da academia participarão do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, que será realizado dias 10 e 11 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O simpósio contará com a parceria da Automaker TV & Media, especialista em mídias e eventos técnicos para a indústria da mobilidade, para a ampliação da mostra de tecnologia, que apresentará as últimas novidades em programas de simulação e sistemas de teste. Saiba mais em (www.saebrasil.org.br).
M – Aluguel de Vestidos
Observando uma demanda existente no mercado em meio a crise, foi criada a Closet.Me, uma marca específica de aluguel de vestidos de festas. O nome é uma brincadeira entre o closet da mulher e o prazer de se vestir bem e o objetivo da marca é fazer com que a moda seja acessível para todas as pessoas. O público alvo é dividido em três faixas etárias: jovens de 15 a 17 anos, que estão em busca de vestidos para baladas ou longos para formaturas escolares; mulheres entre 18 e 25 anos, que, em sua maioria, estão em formação ou são namoradas de formandos, além de madrinhas e convidadas de casamento; e mulheres de 25 a 65 anos, que possuem como principal foco casamentos. Mais informações: (www.closetme.com.br).
N – Contos para Crianças
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Contos da fundação espanhola MAPFRE, iniciativa que tem como principal objetivo incentivar e valorizar a leitura, a escrita e a criatividade dos jovens. O concurso é desenvolvido em âmbito internacional entre alunos de escolas. “Educa tu mundo” é o tema para os contos. Os participantes devem expressar um mundo melhor por meio de contos que tratem sobre a prevenção de acidentes e a segurança viária, a ação social, a arte como forma de conhecimento, a cultura de seguros e os estilos de vida saudáveis. É obrigatório que a inscrição seja feita pelo educador ou por qualquer responsável do aluno. Os interessados em participar devem se inscrever no site: (https://concursodecuentos.fundacionmapfre.org/).