Negócios em Pauta 19/05/2017

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 18 de maio de 2017

A – Cardápio sem Carnes

Às segundas-feiras, o cardápio está diferente nas escolas estaduais de São Paulo. Em unidades da capital, participantes do projeto piloto ‘Cozinheiros da Educação’, estudantes podem agora optar por pratos vegetarianos. Arroz com lentilha e ovo e feijoada vegetariana são duas das sugestões elaboradas sem adição de proteínas de origem animal. A novidade coloca a rede paulista ao lado de personalidades como o ex-Beatle Paul McCartney, defensor da campanha internacional “Segunda sem Carne”. Todas as receitas mantêm os nutrientes necessários diários para crianças e jovens. Para a substituição, a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar se uniu à Sociedade Vegetariana Brasileira no movimento.

B – Encontro de Astronomia

Acontece amanhã (20), na cidade de Itapetininga, o 3º Encontro Paulista de Astronomia. O evento reúne os maiores clubes de astronomia amadora do Estado de São Paulo, para observação pública do céu com uma grande quantidade de telescópios de médio porte até gigantes. A programação também tem palestras, minicursos, atividades infantis, exposição de astrofotografias e experimentos de Física. A realização é do Clube Centauri, com o objetivo de promover a divulgação astronômica e reuniões de astrônomos e estudiosos do assunto. Será realizado nas dependências do campus Itapetininga do IFSP, a partir das 14h00, com previsão de encerramento à meia-noite (www.facebook.com/astronomiaitapetininga).

C – Evidência Histórica

Em comemoração aos 30 anos da Editora Unesp e do Cedem, as duas instituições promovem a conferência do historiador inglês Peter Burke ‘Interrogando a testemunha: imagens como evidência’, em que pretende discutir a questão atual da imigração e exílio com as ideias de iconografia e iconologia. Acontece na quarta-feira, 7 de junho, às 18h30, na Praça da Sé, 108 – 7º andar – Centro. Na ocasião, Burke autografa seus livros, em especial o lançamento ‘Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica’. O encontro, aberto ao público, será mediado pela historiadora Mary Del Priore. As vagas são limitadas. As inscrições para o evento presencial no endereço: (http://www.cedem.unesp.br/#!/evento2).

D – Chá de Bebê

O período de gestação está chegando aos últimos três meses. É neste momento que as amigas, madrinhas e familiares começam a perguntar à mamãe sobre o chá de bebê. Todos são generosos na hora de presentear e é neste momento que começa a complicação: as fraldas da marca mais recebida causam alergia, as roupinhas ficam pequenas antes mesmo que o bebê consiga usar, ou a mamãe simplesmente acha cafona boa parte das roupinhas e acessórios recebidos. Foi para resolver esses problemas que foi criada a Lá Vem Bebê, um site de chá de bebê online que simplifica e melhora a experiência da mamãe com o chá de bebê. Verifique no site: (www.lavembebe.com.br).

E – Fórum das Startups

Desta segunda (22) a quarta-feira (24), Curitiba sedia o Fórum das Startups, evento que faz parte da programação oficial do maior congresso de smart cities da América Latina: o Smart City Business America Congress & Expo 2017. Promovido pelo Centro Europeu, o fórum contará com grandes nomes do segmento no Brasil, entre eles Ricardo Leite Ribeiro, Senior Public Policy Associate do UBER, e André Arcas, CEO do Woole Bike. Terá como tema: “Ambientes de desenvolvimento e de estímulo para impulsionar startups de alto impacto”. Será realizado no Expo Unimed (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). Mais informações e inscrições no site (www.smartcitybusiness.com.br/2017).

F – Mídia Social

A 9ª edição da Social Media Week São Paulo virá com novidades. O maior evento de mídias sociais da América Latina, que faz parte da agenda dos maiores influenciadores e profissionais digitais, terá casa nova: o campus de pós-graduação da ESPM, na Vila Mariana. Com o tema “Linguagem e as Máquinas”, as atividades, que acontecem de 11 a 15 de setembro, trarão conteúdos inéditos sobre como os algoritmos estão mudando as conexões e comunicações pelo mundo. A curadoria para esta edição será colaborativa. Isso significa que os interessados em ministrar palestras, workshops ou debates devem inscrever-se, até o próximo dia 31, pelo site (http://social<br< a=””> />media.8020mkt.com.br). No último ano, 55% das palestrantes das 137 atividades do evento eram mulheres. Corre que ainda dá tempo!

G – Estágio na Pirelli

Até o dia 5 de junho, a Pirelli abre as inscrições aos jovens estudantes que desejem se desenvolver em uma empresa global e busquem vivenciar o dinamismo da cultura premium. Para concorrer no Programa de Estágio, os interessados devem inscrever-se no site (https://www.pirelli.com/tyres/pt-br/empresa/programa-de-estagio2017). As etapas do processo seletivo são inscrição e teste online, entrevistas via Skype e/ou presencial e o painel com o RH e gestores. São 50 vagas disponíveis para os candidatos com conclusão prevista para dezembro de 2018 ou junho de 2019, que serão selecionados para estagiar, a partir de agosto, em uma das unidades da Pirelli em Campinas e Feira de Santana, ou nos escritórios em São Paulo e Santo André.

H – Inteligência Artificial

Um grupo de 16 empresas com atuação no setor de Inteligência Artificial no Brasil acaba de anunciar a criação da primeira entidade representativa do setor. A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), reúne tanto startups quanto empresas já consolidadas no setor. Existem hoje cerca de 40 empresas iniciantes que se dedicam exclusivamente a criar ou aplicar soluções de AI no Brasil para aumentar a eficiência em setores como seguros, marketing digital, varejo, agronegócios, educação, saúde, legislação, transportes, serviços financeiros e linguagem natural. A criação da entidade permitirá somar esforços entre as empresas, ampliar a troca de informações entre players nacionais e acelerar a adoção de plataformas de AI que melhorem a produtividade da economia. Mais informações no email ([email protected]).

I – Aço Galvanizado

O Instituto de Metais Não Ferrosos abriu inscrições para a 3ª edição do Prêmio Brasil Galvanizado. A iniciativa vai premiar os melhores projetos brasileiros que utilizaram aço galvanizado nos últimos dois anos. O prêmio objetiva reconhecer o trabalho de arquitetos e engenheiros, além de divulgar a utilização do aço galvanizado como uma forma efetiva de aumentar a durabilidade e reduzir os custos de manutenção na construção. Para concorrer ao prêmio, a obra deve ter sido concluída no período de 2 de abril de 2015 a 23 de junho de 2017. Os trabalhos serão avaliados por profissionais e especialistas. Os interessados podem fazer as inscrições em: (http://www.icz.org.br/premiobrasilgalvanizado/login.php).

J – Aplicativo do BB

O BB divulgou no resultado de 1º trimestre de 2017 que 70% das transações bancárias realizadas pelos clientes foram em canais digitais. 48% via mobile e 22% pela internet. Hoje, 11,1 milhões de clientes do BB são usuários do aplicativo do Banco do Brasil para tablets ou celulares. No primeiro trimestre de 2016, eram 7,6 milhões. E no mesmo período de 2015, eram 5,1 milhões. Ou seja, em dois anos, o número de clientes do BB que utilizam o aplicativo do Banco em dispositivos móveis mais que dobrou, num crescimento de 117%. A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, também coloca o mobile como o canal preferido dos clientes pela primeira vez. Uma em cada três operações são feitas por smartphones ou tablets.