267 views 4 mins

News@TI 15/08/2025

em News@TI
quinta-feira, 14 de agosto de 2025

A – Inteligência Artificial ganha protagonismo na Innovation Week 2025

@A Inteligência Artificial está no centro das discussões que vão movimentar a Innovation Week 2025, de 19 a 21 de agosto, no PIT – Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos (SP). O evento, que é considerado um dos maiores encontro de inovação, tecnologia e negócios do Vale do Paraíba, contará com painéis que abordarão o uso da IA nos setores público e privado em segmentos como indústria, varejo, saúde e manufatura entre outros. Com o tema “Espie o Futuro”, a edição deste ano traz mais de 100 palestrantes e 300 reuniões B2B, reunindo profissionais, empreendedores, investidores, representantes do poder público e grandes empresas. A programação inclui temas sobre saúde & biotech, empreendedorismo, cidades inteligentes e govtech, ciência e tecnologia, ASG & sustentabilidade, investimento, aeroespacial, agro & alimentação, varejo e manufatura, com abordagens sobre o impacto da IA na sociedade, nos negócios e na vida cotidiana (www.innovationweeksjc.com.br).

Nova regulamentação da Anatel impõe certificação a data centers e redefine padrões

@ A Anatel estabeleceu, pela primeira vez, diretrizes específicas para a avaliação da conformidade de data centers que integram as redes de telecomunicações no Brasil. A regulamentação reconhece a importância estratégica dessas infraestruturas diante da consolidação do 5G, do avanço da computação em nuvem e da inteligência artificial, e promete impactar profundamente as operações de empresas que dependem da robustez e segurança desses centros de dados. A nova norma chega em um momento decisivo, no qual a interseção entre tecnologia da informação e telecomunicações se torna cada vez mais evidente. Com a crescente digitalização dos serviços, a exigência por estruturas resilientes, seguras e sustentáveis se intensifica — e agora passa a ser uma demanda legal.

USP e AWS anunciam IA generativa para triagem de processos judiciais na saúde

@ A Amazon Web Services (AWS), o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e o Hospital das Clínicas (HCFMUSP), por meio do INOVAHC, anunciaram hoje (13/08), em São Paulo, o desenvolvimento de um Modelo de Linguagem Especializado (SLM, na sigla em inglês) para acelerar as decisões judiciais na saúde. A judicialização da saúde segue em ritmo acelerado no Brasil, com projeção de 800 mil novos processos em 2025 (25% e aumento em relação a 2024). Esse crescimento tem sobrecarregado os Núcleos de Apoio Técnico do Judiciário (NatJus), responsáveis por pareceres técnicos que, antes emitidos em até 24 horas, agora podem levar até 20 dias em algumas jurisdições. Para enfrentar esse desafio, o uso de inteligência artificial generativa surge como estratégia promissora. A expectativa é que, com a triagem automatizada de até 80% dos casos, o tempo médio de resposta seja drasticamente reduzido, melhorando a eficiência do sistema e a qualidade da prestação jurisdicional à população.

*******************************************************************

Prezado(a) leitor(a),

Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar de uma breve pesquisa. Suas respostas nos ajudarão a entender melhor o perfil de nossos leitores e a direcionar nossos esforços para oferecer o melhor jornalismo de negócios.

PESQUISA JORNAL EMPRESAS E NEGÓCIOS