A – Empresa estreia no mercado de energia solar com 100% da produção vendida
O mercado de energia solar cresce vertiginosamente no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já superou a capacidade de 38 gigawatts instalada, o que representa quase 17% da matriz energética brasileira. Além disso, as projeções são ainda mais ousadas: até o final deste ano, o país deve chegar à marca de 45,5 gigawatts em operação, o que revela um cenário de crescimento constante. A empresa catarinense Quare Ambiental – um dos braços da Quare Organizações – anuncia a entrada no mercado de produção de energia com uma notícia positiva: toda a produção atual já é comercializada. A empresa opera com seis usinas de geração de energia fotovoltaica, sendo duas em Blumenau, duas em São Miguel do Oeste e duas em São Lourenço do Oeste, produzindo aproximadamente 1,8 megawatts por mês. De acordo com a empresa, a produção atual evita a emissão de 1,5 toneladas de CO2 (gás carbônico), o que corresponde a mais de 400 árvores por ano. Fonte: (https://quare.com.br).
B – Declarações Entregues
O total de declarações de IRPF entregues neste ano foi de 42.421.153, ainda não alcançando a expectativa máxima da Receita (43 milhões), mas ficando acima de 2023, quando 41,2 milhões foram enviadas. Assim como em todos os anos, um número significativo de brasileiros deixou para entregar o IRPF no fim do prazo. Cerca de 4 milhões de declarações foram enviadas entre os dias 30 e 31 de maio, os últimos para entrega. Quem não entregou a declaração dentro do prazo fica sujeito a multa mínima de R$ 165,74, mas que pode chegar a 20% do valor devido, a depender do montante não declarado.
C – Selos dos Correios
A cantora Rita Lee, a Bossa Nova e a COP-30 (30ª edição da Conferência da ONU, que vai ocorrer em Belém, em novembro do ano que vem), estão entre os temas que vão estampar os selos dos Correios em 2025. A cidade do Rio de Janeiro, que será a capital mundial do livro em 2025, e os animais exóticos brasileiros também serão temas da programação filatélica para o próximo ano. O Programa de Selos Postais abrange as emissões dos selos postais comemorativos e especiais, que tiveram os motivos selecionados com base nas sugestões enviadas pela população, por meio do programa Sua Ideia Pode Virar Selo, e também os temas indicados pelos Correios. Mais informações, acesse: (www.correios.com.br).
D – Capacitação para Jovens
O Instituto Coca-Cola Brasil abre vagas para o curso Coletivo Online, uma capacitação feita para os jovens que finalizaram ou estão concluindo o Ensino Médio. A formação visa facilitar o entendimento sobre o mercado de trabalho, não só em como pleitear oportunidades de emprego, mas também com dicas reais e atualizadas de como fazer um currículo, como se portar em uma entrevista e até mesmo organização e planejamento financeiro. Gratuito, 100% online e com rápida duração via WhatsApp, está disponível para todo o território nacional. São 11 videoaulas, que podem ser vistas aos poucos ou maratonadas. Saiba mais em: (https://institutococacolabrasil.my.site.com/jovem/s/informacoes).
E – A Busca por SUVs
Levantamento inédito da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, revela que a busca por SUVs zero quilômetro e seminovos na plataforma cresceu 85% entre 2021 e 2023. Os dados do Webmotors Autoinsights indicam outras carrocerias que registraram alta nas pesquisas no marketplace no período: cupê (+72%); sedã (+64%); conversível (+61%); e hatch (+56%). Já levando em consideração o ranking de buscas por carrocerias tanto de veículos novos como usados ao longo de 2023 na Webmotors, a liderança continua com o SUV, mas agora seguido por sedã (2°), hatch (3°), picape (4°) e cupê (5°). Saiba mais: (www.webmotors.com.br).
F – Desigualdade Social
Sete em cada dez pessoas no Brasil concordam que a desigualdade é o problema dos mais importantes enfrentados pelo país. Globalmente no topo do ranking estão Indonésia (79%), Brasil (74%), Colômbia, Turquia e Tailândia, todos com 70%, e África do Sul (69%). Enquanto Holanda (32%), Canadá (35%) e Polônia (35%) apresentam os menores índices. Além da desigualdade, 41% dos brasileiros acham que pessoas com deficiência física pertencem ao grupo que mais sofre discriminação no país, já 37% apontam serem as mulheres e 35% que são gays, lésbicas e bissexuais. Fonte: (https://www.ipsos.com).
G – Mais Influentes
A Rappi, plataforma líder de entrega sob demanda e serviços digitais na América Latina, tem o orgulho de anunciar sua inclusão na prestigiada lista da revista TIME das 100 empresas mais influentes do mundo em 2024. Apenas três empresas da América Latina já chegaram a aparecer nesse ranking, demonstrando o poder de inovação, impacto e liderança da Rappi na região.A lista das 100 empresas mais influentes da TIME reconhece empresas que têm um impacto extraordinário em todo o mundo. As empresas são selecionadas com base em fatores-chave como relevância, influência, impacto, inovação, liderança, ambição e sucesso. A lista completa está em: (https://time.com/collection/time100-companies-2024/).
H – Mercado Imobiliário
Nos próximos dias 13 e 14, a cidade de Salvador será o palco do IX Seminário Jurídico CBIC, que terá como tema central os desafios enfrentados no âmbito legal pelo setor da construção e mercado imobiliário. Sob o tema “Desafios para a Redução da Litigiosidade”, o evento será um fórum essencial para discutir questões urgentes, como retificação administrativa extrajudicial no registro imobiliário e vícios construtivos. Objetiva proporcionar um ambiente de diálogo e soluções para os profissionais desses setores. A iniciativa tem interface com o projeto “Eficiência e Segurança Jurídica na Indústria da Construção”, do Conjur da CBIC), em correalização com o Senai Nacional. Outras informações no site:
(https://cbic.org.br).
I – Prêmio Literário
A Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao MinC, abriu inscrições para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024, que visa reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 11 de julho. Será premiado R$ 30 mil para cada uma das doze categorias. Podem participar cidadãos brasileiros com obras inéditas (1ª edição) escritas em português e publicadas por editoras nacionais entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024. Autores independentes também podem concorrer, desde que suas obras estejam registradas em Depósito Legal e possuam o número de ISBN impresso. Confira em: (https://www.gov.br/bn/pt-br/atuacao/cooperacao-e-difusao/premio-literario).
J – Auditoria Independente
Programada para 11 e 12 de junho, no Teatro Claro Mais, na cidade de São Paulo, com a possibilidade de participação no formato online, a 14ª Conferência do Ibracon discutirá as questões que mais desafiam a Auditoria Independente, como as perspectivas das informações de sustentabilidade e asseguração, atualidades das Normas Internacionais de Relatório Financeiro e o uso da Inteligência Artificial na profissão. Destaque para a participação, na manhã do primeiro dia, da economista-chefe do Banco Santander, Ana Paula Vescovi, que analisará as perspectivas econômicas para o Brasil. Saiba mais em: (https://www.ibracon.com.br/14conferencia/).
K – Cadeia Nacional de Abastecimento
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza, no dia 10 de junho, das 9h às 17h30, em Brasília, a quarta edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento. Reúne representantes de todos os elos da cadeia, como agricultores, varejistas, atacadistas, operadores logísticos, fabricantes de embalagens, fornecedores de energia, da indústria e do setor financeiro. O Fórum nasceu com o propósito de qualificar as empresas do setor supermercadista em temas estratégicos para o futuro dos negócios, transcender as fronteiras do varejo alimentar nacional e integrar todos os setores envolvidos na satisfação das necessidades dos consumidores brasileiros. Saiba mais: (https://docs.google.com/
forms/d/1jfx_Zg9DP0TQd8MwPwmcfJ8lei3NiC6oqcIQ9duLX7I/edit).