A Tesla produziu um número recorde de veículos elétricos em 2023, chegando a 1,85 milhão.
Vivaldo José Breternitz (*)
Esse número foi ligeiramente superior à meta fixada pela Tesla no inicio de 2023, 1,8 milhão. Os modelos mais vendidos foram os mais baratos produzidos pela empresa, o 3 e o Y, que representaram mais de 96% dos veículos vendidos pela Tesla no ano passado.
A Tesla, que tem fábricas na Califórnia, Texas, Alemanha e China, no final de 2023, começou a entregar as primeiras unidades de sua pickup Cybertruck, vendidas ao preço de cerca de US$ 100 mil. Nao se sabe exatamente quantas Cybertrucks foram entregues, pois suas vendas foram computadas juntamente com as dos modelos S e X.
As vendas da Tesla foram especialmente boas no ultimo trimestre, compensando as quedas do trimestre anterior, acontecidas em função de algumas paralisações de fábricas – essas quedas impediram que as vendas chegassem a dois milhões de veículos, número desejado pelo CEO da empresa, Elon Musk.
O grande ano da Tesla em termos de volume de vendas se deve, em grande parte, ao sucesso da empresa na China, que no entanto vem sendo ameaçado pelo crescimento de concorrentes, especialmente a BYD, que provavelmente deve se tornar o maior vendedor mundial de elétricos em 2024.
A BYD já chegou ao Brasil, onde assumiu as antigas instalações da Ford na Bahia, pretendendo construir ali automóveis, ônibus e caminhões.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.