197 views 4 mins

Videoconferências nas comunicações empresariais

em Tecnologia
quarta-feira, 11 de maio de 2022

Imagem: https://unsplash.com/license

O aumento do uso de videoconferências nas comunicações empresariais colocou um novo foco na importância da etiqueta em reuniões virtuais. 

Entre gafes técnicas, atrasos de áudio e outros aspectos de realizar uma reunião por meio de plataformas como Zoom e Microsoft Teams, há muitas oportunidades para cometer erros. 

Alguns deles podem ser inevitáveis, mas outros podem levar clientes, chefes ou colegas de trabalho a questionar seu conhecimento técnico ou até mesmo seu desempenho profissional. 

Dessa forma, manter-se atualizado com as melhores práticas em torno da etiqueta que envolve participar de videoconferências pode ser vital para sua carreira. Pensando nisso separamos 5 dicas para ajudar você em sua jornada de reuniões virtuais. 

#1. Certifique-se de que tudo está funcionando

Lidar com dificuldades técnicas é uma questão comum em videoconferências. Você não quer atrasar o início de uma reunião porque ninguém pode vê-lo ou ouvi-lo, certo?

Para ajudar a evitar isso, faça um teste dos seus equipamento (computador, softawares, câmera e microfone) para garantir que tudo esteja funcionando corretamente antes do início da reunião.

#2. Organize-se sua apresentação

Se você estiver liderando uma reunião por videoconferência, mantenha sua apresentação organizada. É fácil desviar do assunto em uma reunião on-line pois elas podem parecer mais informais do que as reuniões tradicionais.

Por uma questão de produtividade e foco, tente deixar o tópico que será discutido claro para todos e envie quaisquer matérias de apoio aos participantes com antecedência.

#3. Preste atenção ao compartilhar sua tela

Se você estiver compartilhando sua tela durante uma reunião virtual, minimize o número de janelas e guias abertas para que seja fácil para os participantes verem sobre o que você está falando.

Além de ajudar no foco dos participantes, isso evita possíveis constrangimentos que podem ocorrer ao vazar seu histórico de pesquisa, arquivos em seu computador ou mensagens dos seus dates do Omegle, Tinder, Plenty of Fish, Chatroulette ou qualquer outro aplicativos de paquera que você usa. 

Algumas plataformas de videoconferência permitem que você compartilhe apenas uma única janela em vez de tudo na tela, então use essa opção se puder.

#4. Esteja pronto para a câmera

Para quem trabalha em casa, seja em período integral ou alguns dias por semana, uma das melhores coisas é poder se vestir da maneira mais casual possível. Entretanto, as videoconferências devem ser respeitadas. 

Provavelmente não há necessidade de um terno (a menos que você seja um executivo ou se encontre com um), mas vista roupas profissionais e verifique sua aparência no espelho antes do início da reunião. 

A etiqueta de videoconferência exige que você se vista profissionalmente da cabeça aos pés, mas se você estiver vestindo uma camisa social com calça de moletom, não se esqueça de sair completamente da reunião antes de levantar de sua cadeira.

#5. Fale claramente

Enuncie suas palavras e fale devagar durante as reuniões online. A qualidade da conexão de internet doméstica pode variar, assim como a confiabilidade dos dispositivos. 

Lembre-se de que geralmente há um pequeno atraso quando alguém fala, então faça uma pausa depois de fazer uma pergunta ou ouvir a resposta de alguém – é muito fácil interromper inadvertidamente outros participantes.