114 views 4 mins

Descanso no trabalho

em Espaço empresarial
quarta-feira, 11 de maio de 2022

Muitos funcionários estão acostumados a trabalhar sem fazer uma pausa. A desculpa para não realizar uma pausa é o excesso de tarefas, prazos curtos, um colega doente de longa data ou um pedido urgente daquele cliente extremamente importante. 

Entretanto, pra se manter afiado e focado, é muito importante fazer pausas apesar de todos esses assuntos urgentes. Por que as pausas não são feitas de forma consistente ou não são realizadas corretamente? Isso se deve em parte a: 

  • Carga de trabalho excessiva;
  • Empregadores não estarem familiarizado com os efeitos benéficos de uma pausa;
  • Culturas corporativas nas quais os funcionários se sentem culpados em relação aos colegas e à gerência quando fazem pausas.

Dito isso, separamos a seguir alguns dos principais benefícios de realizar pausas durante o horário de trabalho e porque aderir a prática é importante. 

Fazer uma pausa leva a avanços

Quando você simplesmente não consegue descobrir uma resposta (sua mente fica presa no mesmo problema) é melhor fazer uma pausa ou começar algo completamente diferente por algum tempo para criar novas conexões. Por exemplo: 

  • Organize sua caixa de entrada ou responda alguns e-mails;
  • Limpe sua mesa ou outros espaços em seu escritório;
  • Tire alguns minutos para jogar Solitario ou Freecell para relaxar a mente;
  • Faça um alongamento em sua cadeira;
  • Vá ao banheiro e lave seu rosto ou retoque a sua maquiagem. 

Tentar a mesma coisa repetidas vezes não levará a nada. Portanto, fazer uma pausa melhora o foco e a concentração e oferece a oportunidade de redefinição mental. Depois de uma pausa, o trabalho pode ser retomado com mais energia e motivação.

Considere sair do local de trabalho

Quando for fazer uma pausa, de preferência a sair do seu local de trabalho se isso for possível. 

Se tiver esta oportunidade, saia em busca de natureza ou vá até um parque ou praça em sua cidade – isso promoverá um humor positivo e reduzirá sentimentos negativos como o stress e a ansiedade. 

Quando o tempo é gasto na natureza, a sua frequência cardíaca e a tensão muscular são reduzidas em poucos minutos. Quando pelo menos 20 minutos são gastos na natureza, a pressão arterial também diminui.

Determine seus próprios momentos

Quando o empregador fornece um espaço específico para o momento de relaxamento, você deve fazer uma pausa a seu critério. As pausas funcionaram melhor se você mesmo puder determinar quando a pausa é feita e quando ela deve ser encerrada. 

Isso o leva a melhores ideias e menos impasses do que quando uma pausa é determinada de forma compulsória. Quando o agendamento e programação de pausas são feitas pelo empregador isso pode gerar descontinuidade e atrapalhar o fluxo do seu trabalho. 

Pausas mais longas oferecem benefícios adicionais

Pausas mais longas oferecem a oportunidade para tarefas não relacionadas ao trabalho serem realizado; por exemplo, realizar ligações pessoais, planejar uma visita ao dentista ou até mesmo se exercitar. Isso cria um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Também dá aos colegas a oportunidade de se conhecerem melhor fora do trabalho, por exemplo, durante uma caminhada juntos. Isso, por sua vez, promove a cooperação e a comunicação.