102 views 2 mins

Alternativa para evitar o consumo dos chuveiros elétricos

em Tecnologia
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Os aquecedores solares de água são até quatro vezes mais eficientes do que outros equipamentos capazes de aproveitar energia solar e atendem a aplicações residenciais de baixa até alta renda, comerciais, industriais e serviços. São a melhor alternativa para evitar o consumo dos chuveiros elétricos, que sobrecarregam muito o sistema no horário de ponta (entre 17h e 21h), representando mais de 7% de toda a eletricidade gasta no Brasil e cerca de 37% da residencial.

Luiz Antonio dos Santos Pinto, novo presidente da Abrasol (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), salienta que o aquecedor solar é uma tecnologia totalmente nacional e altamente eficiente, capaz de ajudar o País a evitar blecautes, diminuindo o consumo de eletricidade principalmente no horário de ponta. Os equipamentos geram energia térmica durante o dia e a armazenam para ser consumida também à noite, funcionando como uma bateria.

A produção acumulada correspondente de eletricidade dos aquecedores solares de água instalados no Brasil é de aproximadamente 13,5 GW, o que equivale a quase toda uma usina de Itaipu, que é de 14GW. Ampliar o uso dos aquecedores solares neste momento seria uma contribuição relevante ao Brasil, reduzindo o consumo nacional de eletricidade principalmente nos horários de ponta, e para as famílias, que teriam grande economia nas contas de luz.

Os aparelhos proporcionam água quente nas torneiras e banhos quentes mesmo quando ocorrem apagões, ao contrário de qualquer tipo de aquecimento gerado a partir da rede elétrica. – Fonte e mais informações: (https://abrasol.org.br/).