Negócios em Pauta 16/03/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 15 de março de 2022

A – Uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron

Empresa focada em inovação e digitalização, a Siemens é protagonista em fornecer tecnologia de automação para o projeto Sirius, construído em Campinas, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Inaugurado em 2018, o novo acelerador de partículas, operado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, é uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron já construídas. É a única na América Latina, e voltado à comunidade acadêmica e à indústria, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para doenças, novas tecnologias, fontes renováveis de energia, entre muitas outras aplicações. Sua estrutura é gigante: o edifício tem 68 mil m² de área construída e seu principal acelerador de elétrons tem 518 metros de circunferência, equivalente a 21 campos de futebol.

B – Agente Comunitário

Estão abertas as inscrições nos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, do Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: (https://saudecomagente.ufrgs.br/inscricao). O resultado final será divulgado em 23 de maio, também pelo site. Podem participar do processo seletivo todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias; os trabalhadores ativos do SUS, que exerçam atividade profissional nos municípios que aderiram ao Programa Saúde com Agente e que possuam formação de Nível Médio ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

C – Feira de Franquias

Para quem sonha em empreender e ter o seu negócio próprio, a primeira parte do processo é estudar bastante o mercado e entender melhor o que te espera no mundo do empreendedorismo. Com a volta dos eventos, a FranchiseB2B é uma oportunidade para quem deseja aprender mais sobre o mercado e ingressar no mundo das franquias. A edição deste mês acontece amanhã (17), no Hotel Pullman, na Vila Olímpia, em São Paulo. Além de reunir grandes marcas, permite agendar com a marca que mais se encaixa no seu perfil, para ser atendido no horário marcado dentro da sua disponibilidade. Com isso, o participante ficará cara a cara com o franqueador em uma reunião exclusiva de até 30 minutos. Outras informações: (https://franchiseb2b.com.br/).

D – Descontos Exclusivos

A Camisaria Colombo entrou para o universo da moeda digital. Em parceria com a startup C9, que recentemente lançou a C9 Coin, primeira criptomoeda para uso no varejo, a Colombo oferece agora a opção de um clube de vantagens com moeda digital. A marca quer facilitar o acesso dos clientes à blockchain e ao universo das criptomoedas e desmistificar os tabus em torno do assunto através do uso descomplicado e sem burocracias. Com apenas R$65,00 é possível fazer a adesão ao clube de vantagens, que dá descontos exclusivos nas lojas Colombo, e ainda garantir 90 mil C9 Coins na carteira digital para uso imediato. O cliente poderá utilizar suas moedas para obter descontos imperdíveis de até 35% em todas as lojas físicas da marca e futuramente no e-commerce (www.camisariacolombo.com.br/).

E – Caminhos da Advocacia

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) promove amanhã (17), às 10h, o webinar “Caminhos do Direito: para além da advocacia”. A ex-presidente da Associação, Viviane Girardi, fará a mediação do debate. Estarão presentes a Promotora Celeste Leite dos Santos, que destacará o “Estatuto da Vítima ou Acolhimento de Vítimas de Violência de Gênero”; a juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza, da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, que explanará sobre o “Feminino e a Perspectiva de Gênero como Premissa do Sistema de Justiça” e, Valderez Deusdedit Abbud, Procuradora, que tratará do tema “A contribuição das mulheres das carreiras jurídicas no combate à violência doméstica”. Inscrições: (https://mesdamulher.aasp.org.br/).

F – Mulher Empreendedora

Neste sábado (19), Shirley Fernandes, sócia-diretora da N1 IT, empresa do Grupo Stefanini, e idealizadora do Projeto Mulheres Rockets, realiza o curso Mulheres Rockets Empreende (MRE) no formato híbrido (presencial e online), das 8h às 12h30. Exclusivo e com um conteúdo prático e didático, é voltado para mulheres que querem empreender e aperfeiçoar seus negócios. Shirley ensinará os pilares fundamentais que sustentam o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Para as mulheres que querem empreender, é comum não saber por onde começar. Para aquelas que já empreendem, também surgem questionamentos do tipo: Onde estou errando, já que meu negócio não está dando resultado? – Inscrições e mais informações: (https://bit.ly/3KeBIgh).

G – Soluções Energéticas

Somente no Estado do Amazonas, cerca 990 mil pessoas ainda vivem sem recursos básicos de energia elétrica. São comunidades que dependem da luz solar ou de fontes poluentes para terem necessidades básicas atendidas. O Projeto Litros de Luz, com patrocínio da Unicoba, especializada em soluções de energia, atua para mudar essa realidade. Entre agosto e dezembro de 2021, voluntários da ONG visitaram seis comunidades amazônicas afastadas e ribeirinhas para levar mais de 300 soluções energéticas, incluindo 36 luminárias de rua e 273 luminárias de mão – todas movidas a partir de luz solar. O projeto contou com 25 voluntários diretos, vindos das cidades de Manaus, Campina Grande, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, 300 participantes indiretos e 16 embaixadores locais – e impactou positivamente a vida de cerca de 1.300 pessoas. Confira em (https://www.litrodeluz.com/).

H – Logística e Varejo

Marcando a retomada das interações presenciais no mundo dos negócios, a Seal Sistemas anuncia a realização do Seal Summit 2022, um encontro especial entre alguns dos principais líderes do varejo, indústria e logística nos dias 6 e 7 de abril, no Unibes Cultural, em São Paulo. Com inscrições gratuitas, o evento abordará as principais tendências tecnológicas que impactarão toda a cadeia de distribuição neste e nos próximos anos, além de boas práticas e histórias de sucesso. Serão 15 palestrantes, representando players como Mercado Livre, Natura, Pepsico, DIA Brasil, Sodimac, Carrefour, Fast Shop e SIMPAR (ex-Grupo JSL). Saiba mais em: (https://oferta.sealstore.com.br/seal_summit_2022-98fb55780fc9140692ea).

I – Consumo de Combustível

Para reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases na movimentação de carga, a DHL Supply Chain instalou placas solares superfinas em 16 caminhões refrigerados da Polar, transportadora pertencente ao grupo especializada em cadeia fria para indústria da saúde. De fácil instalação e operação, a tecnologia inovadora pode proporcionar uma redução de cerca de 5% no consumo de combustível (que é mais elevado dado ao sistema de refrigeração) e de 4 toneladas de gases por caminhão, ao ano. Com os bons resultados, a companhia estuda levar o sistema para grande parte da frota da Polar, atualmente com cerca de 350 veículos, e, em um segundo momento, uma parte da malha da própria DHL Supply Chain. Saiba mais: (https://www.dhl.com/br).

J – Comunidade LGBT+

O Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto +Diversidade, estendeu o prazo de inscrições da quarta edição do Edital LGBT+ Orgulho, iniciativa que destina o valor de R$ 360 mil a serem distribuídos entre os projetos selecionados de acordo com os critérios de avaliação. Serão beneficiados ao todo 11 projetos que auxiliem e estimulem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBTI+, com foco em três frentes: empreendedorismo, empregabilidade e geração de renda. O programa busca ações com representatividade regional, que retratam os diferentes perfis geográficos e culturais do país. Também serão consideradas iniciativas com impacto em outros pilares de diversidade (raça e etnia, gênero, pessoas com deficiência, idade e gerações, pessoas refugiadas e outros grupos sociais). Mais informações: (https://editaisitau.prosas.com.br/lgbt2022/).

K – Lixo Eletrônico

Em linha com seu compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a TIM reformulou seu programa de coleta de resíduos eletrônicos e, em apenas dois meses, já conseguiu recolher mais de 2 toneladas de materiais. A operadora instalou urnas de recolhimento em mais de 150 pontos de todo o Brasil, como lojas próprias e prédios administrativos, com foco em colaboradores e prestadores de serviço da companhia. Nestes locais, podem ser descartados diversos tipos de lixo eletrônico, como smartphones, baterias, fones de ouvido, carregadores, cabos, chips e embalagens de telefones. Os produtos são recolhidos periodicamente por uma empresa parceira, que transporta e faz a destinação final para cada item, seguindo as premissas ambientais, dependendo da classificação dos resíduos.