Alexsandro Martins (*)
Definitivamente a pandemia consolidou e acelerou a adoção do trabalho remoto. O que era realidade apenas para algumas empresas ao redor do mundo, tornou-se uma necessidade urgente e exigiu uma rápida adaptação das infraestruturas de tecnologia e dos processos das organizações, para dar conta dessa demanda não planejada.
Isso iniciou uma verdadeira corrida para encontrar no mercado soluções de colaboração e comunicação que interligassem colaboradores internos, externos e de outras cidades, parceiros e clientes, por chamada de vídeo, ou telefone. Diante da urgência em implementar o trabalho remoto, muitos se deram conta que seus atuais sistemas de telefonia estavam obsoletos e não poderiam suportar a demanda atual e, menos ainda, a futura.
Um exemplo deste cenário é que grande parte das empresas optou por adotar diversas ferramentas de mensageria e reuniões, mas esqueceram que o colaborador precisaria também atender às chamadas que chegariam no ramal do escritório.
Imagine a seguinte situação: clientes, que não tinham seu número celular, poderiam ter ligado no seu ramal e desistido de falar com você por não ter conseguido te encontrar.
Muitos negócios podem ter sido perdidos por esse gap de comunicação, mas tudo isso poderia ser evitado se você pudesse atender ao seu ramal em qualquer lugar. Pense em como seria produtivo ter o ramal no bolso, não importa onde você ou seus colaboradores estejam, seja em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Houve um amadurecimento sobre a relevância da disponibilidade da comunicação corporativa e o impacto direto que ela causa nos negócios.
Atualmente a adoção do teletrabalho está mais madura e os gestores já perceberam a importância em ter uma plataforma integrada de comunicação necessária para tornar o trabalho remoto uma realidade.
É mandatório repensar a estratégia e os investimentos em tecnologias que proporcionem maior eficiência operacional, melhor experiência dos usuários e redução de custos, mas que, ao mesmo tempo, sejam robustas o suficiente para acompanhar a evolução tecnológica, garantindo um ambiente produtivo, efetivo e acima de tudo, seguro. Mas quais pontos devemos levar em consideração para tornar o trabalho remoto uma realidade?
. Primeiro ponto: Considere uma plataforma de comunicação unificada, pois é um conceito moderno que tem a missão de oferecer ao colaborador um ambiente tão produtivo quanto aquele existente no escritório. Saiba que somente um notebook não é suficiente para implementar um trabalho remoto produtivo.
Atualmente é possível, numa única plataforma, fazer reuniões, vídeo conferências, trocar arquivos, consultar agendas, ter conversas rápidas e atender ao seu ramal, tudo isso de forma simples e segura. Uma plataforma unificada de comunicação permitirá que sua equipe continue produtiva e competitiva, trabalhando em qualquer lugar;
. Segundo ponto: Importante e crucial para não perder o contato com os clientes é levar o seu sistema de PABX e Contact Center para a nuvem, garantindo benefícios como mobilidade, redução de custo, segurança, alta disponibilidade e escalabilidade, que são primordiais para assegurar o atendimento aos clientes e parceiros de negócios;
. Terceiro ponto: Busque uma operadora de telefonia que possa proporcionar uma experiência Full Cloud, ou seja, totalmente em nuvem, sem necessidade de obsoletos links de telefonia, servidores, gateways ou qualquer outro equipamento em seu escritório. Lembre-se que estamos numa jornada em direção à nuvem, e qualquer coisa que seja instalada on premise é um retrocesso.
A nuvem é um termo genérico que muitas vezes ofusca pontos cruciais na escolha de bons serviços. Portanto, seja criterioso e busque provedores de tecnologia que possuam uma estrutura robusta de datacenters que tenham processos de segurança aderentes a normas globais, como a ISO27001, para garantir o desempenho e a disponibilidade dos serviços de comunicação unificada que sua empresa necessita;
. Quarto ponto: Procure um parceiro de serviços com experiência em comunicações unificadas, que seja capaz de entender seus objetivos e propor um projeto adequado à sua necessidade, levando em consideração os objetivos de negócios, as tecnologias disponíveis e a experiência dos usuários. Um bom serviço deve levar em conta o processo de mudança pelo qual passarão os usuários, garantindo uma adoção adequada que gere o retorno sobre o investimento realizado nas novas tecnologias.
Além disso, considerar serviços de suporte e administração é outra dica muito importante para oferecer a melhor experiência dos usuários e a rapidez na resolução de problemas, tornando a inauguração do serviço um fato positivo digno de comemoração.
Enfim, o trabalho remoto não deve ser sinônimo de perda de produtividade. Com um bom projeto e o uso adequado das tecnologias disponíveis, seu colaborador será tão ou mais produtivo do que se estivesse no escritório. Isso se traduz em simplificação de tecnologia, redução de custos e aumento de produtividade.
Por isso, se você não quer ficar para trás, pesquise com critério e encontrará a solução que vai impulsionar sua jornada de transformação digital.
(*) – É Gerente de Desenvolvimento de Negócios da NTT Ltd. (hello.global.ntt).