Negócios em Pauta 03/06/2021

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 02 de junho de 2021

A – Ducha eletrônica economiza energia?

Os meses mais frios são propícios ao aumento do uso de aquecedores e do chuveiro elétrico no modo “inverno”. Mas economizar energia é uma questão de consciência. A melhor estratégia para garantir uma economia expressiva na conta de luz é aliar pequenas mudanças no cotidiano a produtos que oferecem eficiência energética. Em ambientes residenciais, os chuveiros estão entre os aparelhos que mais consomem energia elétrica e escolher o melhor produto pode fazer a diferença na hora de pagar a conta. Para quem vai comprar pensando na economia, a dúvida é: vale a pena investir nas duchas eletrônicas? Segundo a equipe de engenharia da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, a resposta é positiva. Isto porque as duchas eletrônicas permitem o controle de temperatura grau a grau, diferenciando-se dos modelos elétricos, que possuem temperaturas fixas – frio, morno e quente. Além disso, na ducha eletrônica o controle de temperatura da água pode ser feito durante o banho, de forma a aquecê-la até o nível confortável para cada pessoa (www.tramontina.com.br).

B – Gestão de Pessoas

Hoje (3) é celebrado o “Dia do Profissional de RH”. A data foi comemorada pela primeira vez em 1976, no mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA. Nessa ocasião, vários outros países adotaram a data como o Dia Internacional do Profissional de RH. No Brasil, o reconhecimento desses profissionais ganhou destaque por intermédio de Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a ABRH – Administração Brasileira de Recursos Humanos. Antes mesmo de intitular uma data especial para esses profissionais, já se destacava a importância da valorização dos colaboradores desse setor no ambiente corporativo. A gestão de pessoas já era vista como uma área estratégica dentro das empresas.

C – Lista de Presentes

Integrada à estratégia de transformação digital, a Riachuelo lançou a plataforma “Do Meu Jeito” que oferece serviço de lista de presentes aos clientes. Inicialmente, o site disponibilizará o recurso com foco em casamentos, facilitando a vida dos noivos com a vantagem de receber 3% do valor total da lista em novos créditos (cashback). A ferramenta é intuitiva e possui um portfólio com mais de 16 mil produtos das linhas da empresa. Para montar a lista, o casal deve se cadastrar no site e selecionar os itens desejados. Totalmente personalizável, é possível inserir fotos, história do casal, criar uma url exclusiva e compartilhar com os convidados. Após sete dias de confirmação dos presentes comprados, os noivos podem ter acesso ao crédito que será disponibilizado por um cartão virtual, podendo ser utilizado para compras nas lojas físicas Riachuelo e também no site. Saiba mais em: (www.domeujeito.com.br).

D – Processo Seletivo

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o processo seletivo do novo programa de bolsas “Fellowship Tech”, a fim de apoiar estudantes brasileiros da área de tecnologia que estejam nas melhores universidades do mundo. A organização está construindo uma comunidade de talentos focada na área para gerar impacto positivo em diversos setores. Os jovens interessados podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 27, neste link: (https://materiais.estudarfora.org.br/fellowship-tech/). Além da bolsa, a Fundação Estudar também oferece apoio individual e personalizado para alavancar os projetos e a carreira dos Fellows, por meio de contato com especialistas; conexão com oportunidades no mercado; cursos; eventos e mentoria com fundadores de startups e profissionais referência na área.

E – Cacau Especial

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil, que seleciona as melhores amêndoas produzidas no país. Os produtores podem concorrer com lotes de uma única variedade do cacau especial ou na categoria de mistura de híbridos ou variedade genética. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia realizada no mês de novembro e podem levar prêmios de até R$ 12 mil. O concurso busca fortalecer a cacauicultura brasileira, valorizando e reconhecendo produtores que fazem um trabalho diferenciado, bem como incentivar a sustentabilidade em todo o processo produtivo. A premiação é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau, apoiada pela Associação das Indústrias Processadoras de Cacau, Centro de Inovação do Cacau e demais entidades, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. Mais informações: (www.omelhorcacaudobrasil.com.br).

F – No Mercado Holandês

Criada há mais de 85 anos, Wanda agora é comercializada também na Holanda. Desde que ingressou no portfólio da AkzoNobel em 1974, a marca brasileira de tinta e complementos automotivos ganhou o mundo, estando presente em mais de 80 países, 30 deles abastecidos pela unidade da multinacional localizada em São Bernardo do Campo. Sinônimo de tradição, tecnologia e qualidade em repintura automotiva, Wanda se tornou uma marca global de sucesso, enquanto mantém uma abordagem regionalizada, permanecendo em contato com as necessidades dos clientes locais. Fundador da Tintas Wanda, Roque Montesano nasceu na cidade de Mococa, São Paulo, em 1907. Começou a trabalhar cedo como pintor de paredes, realizando o sonho de ter sua própria fábrica, batizando a marca com o nome da filha, Wanda, em 1934. Saiba mais em: (www.akzonobel.com).

G – Startups em Portugal

O StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups do governo federal, está com inscrições abertas para o Ciclo Lisboa 2021. Até 40 startups brasileiras serão selecionadas para participar da primeira etapa do ciclo que acontecerá de forma virtual a partir de julho. O evento será dividido em três etapas: Missão Virtual, Missão de Imersão e Missão Follow-up. Os participantes da primeira missão terão acesso a mentorias coletivas e individuais, treinamento de pitch (como é chamada a apresentação de startups), webinars com players do mercado, apoio de consultoria de matchmaker, para fomentar oportunidades de negócios em Portugal, apresentação online das startups para um grupo qualificado de investidores e aceleradoras de Lisboa (demoday), entre outras atividades. Inscrições: (https://www.startoutbrasil.com.br/ciclo/ciclolisboa2021/).

H – Empreendedores Digitais

Devido à crise econômica provocada pela pandemia, muitos brasileiros viram no e-commerce uma saída para garantir uma renda. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian comprova: sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) estão vendendo pela internet. Para quem está interessado em ingressar nesse universo e não sabe como, a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) ensina, através de um ciclo de palestras gratuito e online, nos próximos dias 9 e 10, das 19h às 22h. Os interessados devem se inscrever pelo site (https://www.ciclo-mpe.net). Os inscritos receberão o link de acesso à sala do evento por e-mail e, através da plataforma digital, poderão tirar as dúvidas e receber mentorias em tempo real.

I – Participação de Mercado

A Motorola, parte do grupo Lenovo, alcançou forte crescimento de market share, chegando a 26,6% no Brasil no primeiro trimestre de 2021, segundo o IDC Mobile Phone Tracker. O número representa um crescimento de 35% comparado ao mesmo período do ano passado. Com um sólido segundo lugar em termos de market share no Brasil há sete anos, o País é atualmente um dos três mercados mais importantes para a Motorola no mundo, ao lado de Estados Unidos e México. No último trimestre (janeiro a março), a Motorola Mobility também consolidou-se em segundo lugar no mercado latino-americano, com uma participação de mercado de 20,9% em termos de volume. Com isso, a Motorola fechou o primeiro trimestre de 2021 com 48 pontos percentuais a mais que a indústria (premium to market), alcançando também recorde de market share na região.

J – Tecnologia na Sala de Aula

Reconhecida como uma das mais importantes universidades na indústria do entretenimento do mundo, a Full Sail University oferece aos professores brasileiros acesso ao Teacher Professional Development. O programa conta com mais de 50 horas de conteúdo disponibilizado em português e com a participação de mais de 40 profissionais que participaram de forma voluntária na iniciativa. Entre o corpo de profissionais parceiros do Programa Escola da Família estão empreendedores, psicólogos, professores, terapeutas e consultores. O programa está disponível na plataforma digital da universidade e pode ser acessado gratuitamente por todos, bastando fazer-se o cadastro através da página (https://fs-courses.com/escola-da-familia/).

K – Avaliação de Startups

A Meta Ventures, braço de corporate venture capital da Meta, lançou o “Call for SaaS”, ciclo ágil para chamada e avaliação de startups. A iniciativa busca soluções em sinergia com desafios da empresa mãe, a Meta, e deve gerar fluxo de oportunidades às inscritas ao dar visibilidade aos negócios delas a anjos e aceleradoras parceiras. As inscrições vão até 21 de junho e podem ser feitas pelo site: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7pLi0w9foRlKGIBLPsnbC3-4AnAxuQ4KrGFnIr9SS9oW0AQ/viewform). Cada edição da iniciativa terá duração de quatro semanas e focará em segmentos específicos. Essa é uma oportunidade para startups SaaS B2B apresentarem suas soluções para os desafios prioritários do momento, tanto para investimentos quanto para a geração de negócios.