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Dia dos Namorados: como está a sua loja virtual?

em Tecnologia
quarta-feira, 02 de junho de 2021

O Dia dos Namorados é uma data importante para o comércio e não há dúvidas disso.

Robinson Vasconcelos (*)

Datas como essa são uma boa oportunidade para sua loja criar ações temáticas, seguindo uma linha de marketing focada nos simbolismos que cada comemoração traz. No caso do Dia dos Namorados, pesquisas anteriores mostram que existem sim certas estratégias que ajudam nas vendas. Vamos falar melhor disso aqui no artigo.

Segundo o blog Resultados Digitais, o faturamento das lojas virtuais, em 2020, foi 117% maior do que o Dia dos Namorados de 2019. Obviamente, esse número saltou devido a pandemia da Covid -19. Com as pessoas em casa e o comércio fechado, as buscas por compras online nunca foram tão pujantes. Além disso, presentes físicos se tornaram o foco, já que não é possível promover uma experiência romântica externa, como um jantar ou uma ida ao cinema, por exemplo.

A expectativa para 2021 é repetir esse crescimento. Sabendo que o brasileiro é um dos consumidores que mais aproveitam essa data, o objetivo deve ser alcançado. E uma vez tendo sido criado o hábito de compras online, a tendência é que ele venha para ficar, mesmo considerando um possível arrefecimento da pandemia para este ano de 2021, e até mesmo o final dela (torcemos!) para 2022. A pandemia se vai, mas o hábito de consumo fica.

Os segmentos mais procurados pelos usuários, são, principalmente, vestuário, perfumaria, floricultura e eletrônicos. É sempre bom ficar de olho nos números e pesquisas de anos anteriores, para que exista uma referência de mercado.

Por ser uma comemoração de namorados, o que se espera é que lojas que vendam produtos clássicos se sobressaiam. Mas uma boa ideia é também focar no público solteiro. Algumas empresas já promoveram campanhas nessa linha e tiveram uma boa repercussão. Temas como amor próprio, a piada em cima da solteirice, e até fim de relacionamento são usados para atingir os diversos públicos. E isso, dependendo da estratégia usada, gera um reforço no posicionamento da marca e do produto.

A partir dessas dicas e desses dados, é possível começar a pensar em como criar as devidas campanhas. Sempre com muita atenção ao contexto atual e a forma em como abordar cada estratégia­.

E lembre-se ao considerar esse dia, a data sazonal que teve maior aumento de vendas online em 2020 foi o Dia dos Namorados, com 91% de crescimento. Boa preparação da sua loja e boas vendas!

(*) É diretor-geral da ReFact.