Negócios em Pauta 12/01/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

A – Importações para 2021

A.P. Moller-Maersk, investidor bilionário no Brasil e maior empresa de logística integrada do mundo, divulgou novo relatório do comércio e apresentou números mais otimistas para 2021. O relatório prevê um crescimento de 3,5% nas exportações e de 7% nas importações neste ano. A líder global no transporte marítimo de contêineres está focada em ampliar a operação no Brasil e em expandir a movimentação de carga pela via terrestre, aérea e por cabotagem. De acordo com Julian Thomas, presidente do grupo Maersk no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a expectativa para 2021 é de muito otimismo. “A meta é crescer cerca de 20% em faturamento por conta do plano de expansão dos serviços logísticos no país e ampliar essa oferta para um tremendo portfólio de clientes que usam nossos navios”.

B – Vida Profissional

Um total de 236 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação em 59 centros da Fundação Casa, localizados em 29 municípios no Estado de São Paulo, participam dos processos seletivos, para o primeiro semestre de 2021, das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza. Por meio da formação técnica e tecnológica, eles e elas almejam a inserção no mercado de trabalho. São 193 jovens inscritos nos cursos técnicos das Etecs e outros 43 vão tentar vagas nos cursos superiores de tecnologia. Na cidade de São Paulo, são 48 adolescentes, de ambos os sexos, internados em 18 centros que foram inscritos. Desses, 37 tentam vagas nas Etec, enquanto 11 estão inscritos para a seleção das Fatecs (www.fundacaocasa.sp.gov.br).

C – Mausoléu de Augusto

Após décadas de esquecimento, o Mausoléu de Augusto, obra-prima desejada pelo primeiro imperador de Roma para abrigar seus restos mortais e que se localiza no famoso Campo de Marte, reabrirá suas portas ao público no dia 1º de março, com entrada gratuita até 21 de abril, data em que a “cidade eterna” celebra sua fundação em 753 a.C. O monumento, que está fechado há 80 anos, é a maior tumba circular do mundo e foi construído em 28 a.C. perto das margens do rio Tibre. A restauração do local teve duração de 14 anos e custou 10 milhões de euros. O site oficial para fazer reservas está em funcionamento. As visitas serão organizadas de acordo com os regulamentos das autoridades sanitárias contra a pandemia de Covid-19. Saiba mais em (https://www.mausoleodiaugusto.it/en/).

D – Jovens na Tecnologia

A Qintess, fornecedora de soluções de tecnologia reconhecida como uma das 100 empresas mais inovadoras do País, está lançando a Academia Novos Mundos, que vai formar jovens de grupos minoritários para conquistar seu primeiro emprego no setor de tecnologia da informação. A academia objetiva promover a diversidade por meio da inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado formal de trabalho na função de agente de atendimento de TI. Os selecionados terão acesso a módulos que envolvem ensino vocacional e plataformas tecnológicas. Os treinamentos contarão com o acompanhamento e suporte de uma equipe capacitada e dedicada durante o período de aprendizado. Aos que tiverem interesse em se candidatar, poderão fazer em: (br.qintess.com/academia-novos-mundos).

E – Medicina sem Fronteiras

Uma nova e exclusiva plataforma de comunicação, com foco na informação e no ensino especializados, voltada para médicos, vai movimentar a indústria da saúde. Trata-se da Mediflix Brasil um canal que oferece, gratuitamente, cursos, aulas, palestras e simpósios, com alguns dos maiores especialistas da medicina, selecionados criteriosamente. O modelo é único, no formato aulas médicas gratuitas. A ideia é transmitir conhecimento científico atual e de qualidade. E, apesar de o público alvo ser formado por médicos, a população em geral, atendida por eles, passa a ser a maior beneficiada na ponta do processo. Essa nova plataforma já possui mais de 16 mil usuários, de cerca de 60 especialidades da medicina. Saiba mais em:
(https://mediflix.com.br).

F – Expectativa para 2021

Com a chegada de um novo ano é importante analisar o que passou, especialmente por conta das crises e incertezas que se intensificaram com a pandemia do novo coronavírus. Para repensar as estratégias para o desenvolvimento do seu negócio, a Consultoria Global LHH realiza o webinar gratuito “ICEO Series: Tendências, Desafios e Oportunidades que 2021 Apresentará aos Líderes e Negócios”, amanhã (13), às 19h. Objetiva discutir as expectativas para este ano e os aprendizados de 2020, reunindo líderes, como o CEO da Leão Alimentos & Bebidas, Dirk Schneider, e o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães. A mediação será realizada pela Líder da Prática ICEO na LHH, Irene Azevedo. Os interessados podem se inscrever no link (https://bit.ly/3bjtFQX).

G – Self Storage

O mercado de self storage, responsável pelo armazenamento de itens pessoais e corporativos e apoio para e-commerce e logística, segue ampliando sua atuação no mercado brasileiro. É o que aponta o 4º Censo de Self Storage da Brain Inteligência Estratégica, realizado pela Associação Brasileira de Self Storage. O número de boxes no Brasil saltou de 60 mil no final de 2019 para mais de 82 mil no terceiro trimestre de 2020. E o de operações também cresceu, passando de 188 para 255 no mesmo período. Do quarto trimestre de 2019 para cá, o preço médio do metro quadrado dos boxes no Brasil subiu sete pontos percentuais, com valores a partir de R$ 70 o metro quadrado. A alta nos preços foi puxada pelo aumento na procura, na representatividade e nos preços dos boxes de até 3 metros quadrados nos últimos meses.Mais informações: (www.asbrass.com.br).

H – Saques em Dinheiro

Em pouco mais de 1 ano de operação, a solução Saque Digital, que permite às pessoas sacar dinheiro da conta por meio de QR Code ou Token na rede do Banco24horas da TecBan, acumulou mais de R? 3,1 bilhões de volume sacado. Com transações a partir de julho de 2019, a solução acumulou mais de R? 3 bilhões sacados via QR Code e outros R? 19,5 milhões por meio do Token. Os usuários realizaram mais de 10 milhões de transações utilizando o recurso. Para efetuar o saque, o usuário seleciona a opção Saque Digital na tela do Banco24Horas e ao digitar o CPF é possível introduzir o código recebido no celular (token) ou aproximar o QR Code na tela do caixa para liberar o dinheiro, sem a necessidade de nenhum cartão. A transação começa no smartphone e termina no caixa eletrônico, com o acesso às cédulas. Saiba mais: (https://tecban.com.br/).

I – Rede Sem Fio

A Santos Port Authority (SPA) lançou edital de chamamento público para recebimento de doação de projetos e estudos técnicos para a subsidiar a eventual implantação de rede sem fio de longo alcance do tipo LoRa (Long Range) para aplicação em IoT (Internet das Coisas) no Porto de Santos. Interessados terão 30 dias para solicitar autorização para participar do processo. Para a SPA, possibilitar a facilitação de redes públicas ou compartilhadas com o uso de tecnologias como IoT é estratégico para a administração do Porto de Santos, pois otimiza a logística portuária dando eficiência, segurança, velocidade, precisão, conectividade e redução de custos. O edital do chamamento público0 está disponível em: (http://www.porto
desantos.com.br/wp-content/uploads/Edital-Chamamento-Publico-LORA-IOT1.pdf
).

J – Illy em Sampa

A empresa italiana illycaffè acaba de inaugurar sua primeira loja conceito na cidade de São Paulo, a primeira também da América Latina. A unidade está localizada na rua Haddock Lobo,1497, nos Jardins, e promete uma imersão no mundo da marca. A abertura da loja conceito segue uma tendência mundial de expansão da empresa, com lojas próprias e em sistema de franquias, algo que já acontece em vários países onde a illycaffè está presente. Além de refeições, a unidade também terá disponíveis os produtos de uso doméstico da marca: as xícaras icônicas exclusivas illy Art Collection, máquinas e cápsulas Iperespresso, cápsulas compatíveis, cafés em grão e moídos, além de acessórios exclusivos como as cafeteiras moka Pulcina e canecas térmicas, ambas desenhadas em parceria com a Alessi.

K – O Brasil que Queremos

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, é a convidada do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, para o webinar “O Brasil que Queremos: Perspectivas para 2021”, no próximo dia 21, às 18h, ao vivo com transmissão pelo canal do YouTube da entidade. O PNBE é uma entidade empresarial não corporativa, apartidária e plural, de âmbito nacional, formada por empresários e empreendedores que lutam pelo fortalecimento da cidadania e aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação, pela ética na política e amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil, e pelo desenvolvimento econômico com justiça social e preservação ambiental.
Inscrições podem ser feitas através do e-mail ([email protected]).