213 views 3 mins

4 motivos de porque sua empresa deve usar a inteligência de dados

em Espaço empresarial
segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Bárbara Siqueira (*)

Antes de falarmos sobre como a aplicação da inteligência de dados pode ser interesse para ajudar a alavancar um negócio, vamos falar um pouco sobre o que é a inteligência de dados. Em linhas gerais, esse é um processo de organização de informações, sejam elas estruturadas ou não, e integração dessas informações a sistemas de softwares. Dessa forma, as informações podem ser analisadas e gerar insights para tomadas de decisão mais assertivas.

Esse processo de análise de dados pode melhorar as estratégias de marketing e vendas da empresa e tem um impacto direto no aumento do faturamento e no engajamento da equipe. Dito isto, vou listar 4 motivos para que sua empresa faça cada vez mais uso da inteligência de dados. Confira:

1 – Melhorar a sua competitividade – Com os dados obtidos por meio de um sistema de inteligência de dados, é possível encontrar o perfil de clientes da sua empresa, fazer prospecção de clientes de acordo com esse perfil, criar, higienizar e atualizar base de dados, localizar empresas e pessoas, e muito mais. Ter acesso a essas informações te permite ser mais competitivo frente aos seus concorrentes. Visto que, você irá contar com informações privilegiadas sobre o seu mercado de atuação e conseguirá definir melhor onde e como será investido o seu capital.

2 – Trazer inovação para a sua empresa – Por meio das análises feitas dos dados obtidos, é possível perceber as mudanças de comportamento dos clientes e também as mudanças do mercado de maneira mais rápida. Assim, fica mais fácil se adaptar às novas demandas e otimizar os seus produtos e serviços, de forma que atendam às necessidades dos consumidores.

3 – Melhorar o desempenho – É possível obter informações sobre o desempenho dos colaboradores da empresa e indicar melhorias e novas possibilidades para os processos corporativos. A análise do desempenho da equipe pode ser feita por meio de KPIs (Key Performance Indicators). Que, traduzindo literalmente para o português, seria um indicador-chave de desempenho. Com esse indicador, o desempenho fica mais visível, tanto para os funcionários, quanto para os gestores. Assim, é possível aumentar o engajamento da equipe.

4 – Otimizar as suas estratégias de marketing e vendas – Por meio do nosso sistema de inteligência de dados, a sua empresa pode obter informações que ajudam a definir o perfil de clientes da empresa, por meio da nossa ferramenta de enriquecimento. Além disso, é possível prospectar clientes, de acordo com o perfil desejado e melhorar as estratégias de venda direta ou segmentada.

(*) – É Diretora de Operações na Checktudo, empresa pioneira há mais de 20 anos no setor de consultas veiculares.