Negócios em Pauta 09/10/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 08 de outubro de 2020

A – Ciência e Tecnologia

A Cesar School realiza, entre os próximos dias 14 e 17, a I Semana de Ciência e Tecnologia, que contará com extensa programação online. Há opções para todos os gostos no programa que prevê desde Aplicações de Aprendizagem de Máquina e Transformação Digital até Design e Introdução à Ciência da Computação. Ao todo, serão cerca de 50 atividades. Entre as empresas que já confirmaram presença estão Tim, L’Oréal e Sebrae. Além de alunos de especialização, mestrado e doutorado de todas as unidades da Cesar School, o público externo também será bem-vindo. Inscrições gratuitas em (http://www.sympla.com.br/cesarschool).

B – Senhor Estagiário

A Unilever, fabricante de marcas como Omo, Cif e Rexona, está com inscrições abertas para a segunda edição do “Senhor Estagiário”, um programa exclusivo para pessoas com mais de 55 anos que estejam cursando uma faculdade. Depois do sucesso da primeira edição, que resultou na efetivação da maioria dos talentos sêniores selecionados, a companhia ampliou as oportunidades para novas áreas. Agora, os candidatos podem concorrer a vagas de estágio em vendas, finanças e supply chain. O programa tem duração de um ano, com possibilidade de prorrogação. Inscrições no site (http://www.unileverparatodes.com.br), que dispõe de tradução para libras, ícones descritivos, contraste de cores e tamanhos de fontes ajustáveis, funcionalidades úteis também para o público de mais idade.

C – Contas Eleitorais

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCSP) promove o ‘Seminário Estadual sobre Prestação de Contas Eleitorais’, entre os próximos dias 13 e 14, no canal do CRCSP no Youtube. Inscrições estão abertas no portal (www.crcsp.org.br). A atividade terá discussões relacionadas à prestação de contas de candidatos e diretórios de partidos políticos nas eleições. “O Papel do Profissional da Contabilidade no Processo de Prestação de Contas Eleitorais” será o tema do painel no dia 13, das 14h às 16h. No dia 14, das 14h às 16h, os profissionais participarão da oficina “Contabilidade Eleitoral: Aspectos Práticos”, sobre questões relacionadas à elaboração do contrato de serviços contábeis, à classificação do gasto eleitoral e sobre o registro de gastos com combustíveis e outros itens.

D – Personal Organizer

No Brasil, desde 2014 existe uma feira dedicada inteiramente à organização, que foi pioneira ao conectar profissionais do setor, consumidores, indústria e varejo: a Feira Organiza Brasil. Sua sétima edição ocorre entre os próximos dias 17 e 23, em formato 100% on-line, de forma gratuita e reunindo em uma plataforma própria e interativa um mundo de soluções práticas, produtos, serviços e conteúdos exclusivos para quem gosta do assunto. A profissão desenvolveu nichos: além do carro-chefe, que é a Personal Organizer de residências, existem profissionais especializadas em escritório, documentos impressos e digitais, fotografias, luto, malas e viagens, treinamento de governantas e empregadas, entre outros. Mais informações no site: (https://personalorganizerbrasil.com.br/).

E – Transformação Digital

A Sotran Logística, logtech líder de mercado focada em carga fechada com foco no agronegócios, está recrutando profissionais para o centro oeste, sul e sudeste do país. As vagas são para embarcadores (6), coordenadores de logística (2), engenheiro desenvolvedor de Android (1), designer de produto (1), gerente de produto (1), analista de infraestrutura de TI (1), coordenador de operações (1), coordenador de logística pleno (1) e gerente de logística (1). Com exceção das posições de analista, embarcador e coordenador (a), as demais vagas poderão ser remotas. A empresa lidera o movimento de transformação digital no setor, ao criar a plataforma TMOV, que atua como um hub para conectar caminhoneiros e cargas em tempo real. Saiba mais em: (http://jobs.kenoby.com/sotran).

F – Auxílio para Comunidades

Instituto Elos lança plataforma “Rede Elos’’ com objetivo de expandir as capacitações das comunidades e aldeias do Brasil. Com apoio do Instituto Lojas Renner, braço social da maior varejista de moda do país, a “Rede Elos” receberá doações em dinheiro e materiais para investir em projetos das comunidades cadastradas. O cadastro funciona de maneira fácil e rápida e os doadores, por sua vez, podem escolher a comunidade que pretendem ajudar ou doar o valor que desejam para o Instituto Elos distribuir. A entidade atua há mais de 20 anos formando líderes de comunidades para que possam desenvolver projetos que tragam melhoria de vida para toda a sociedade que ali reside. Para mais informações, acesse: (https://doe.institutoelos.org/rede-elos).

G – Caça aos Devs

Vivendo em um universo paralelo, os devs – desenvolvedores web – experienciam o mercado de trabalho de forma totalmente distinta do resto da população. Há uma busca constante por esses profissionais, fazendo com que esses sejam “roubados” e “assediados” por outros empresas. Em um mercado tão saturado e com altos índices de desemprego, onde estão os estudantes que serão os profissionais do futuro? Mirando nessa necessidade do mercado está a Trybe, escola focada na formação de profissionais de desenvolvimento web. Ela permite ao aluno quitar o curso depois de ingressar no mercado. O CEO da Edtech, Matheus Goyas – Under 30 da Forbes em 2018, espera formar cerca de 3 mil estudantes até 2021. Saiba mais em: (https://www.betrybe.com/).

H – Orientar para Exportar

No próximo dia 13, às 17h30, o Conexões Empresariais, da FECAP, se propõe a preparar empresas para exportação através do webinar “Internacionalização de Empresas Brasileiras: Desafios para PMEs”. A proposta é falar sobre os desafios para a internacionalização das empresas brasileiras, em especial, as pequenas e médias. O encontro busca fazer com que os preconceitos sobre a questão de internacionalização caiam por terra e todas as empresas comecem efetivamente a perceber que o mercado delas pode ser muito maior que só o nacional. O objetivo é apresentar soluções e o sistema de suporte que os empresários podem contar para que o objetivo seja alcançado da melhor maneira possível, preparando empresas para exportação. Inscrições: (http://www.fecap.br/evento/internacionalizacao-de-empresas-brasileiras-desafios-para-pmes/).

I – Empresas na Bolsa

De janeiro a setembro, 12 empresas entraram na bolsa de valores brasileira, a B3. O valor é mais que o dobro da quantidade acumulada em todo o ano de 2019, quando foram apenas cinco ofertas. Além dessas, há ainda mais 41 companhias que esperam análise da CVM para se lançarem no mercado. De acordo com João Beck, especialista em investimentos e sócio da BRA, um dos maiores escritórios de renda variável credenciado da XP, há dois motivos que justificam as empresas se listarem em bolsa: a taxa de juros em níveis historicamente baixos e uma nova forma de captação de dinheiro que antes só seria possível através de bancos privados ou BNDS. Desde maio de 2019, a Selic foi cortada de 6,5% para 2% ao ano, o que fez com que investidores deixem de investir em renda fixa e busquem mais a bolsa de valores.

J – Qualidade do Produto

A Haribo – líder global no segmento de balas de gelatina – ampliou sua linha de produção no Brasil, primeiro país escolhido para sediar uma fábrica da empresa fora da Europa, localizada na cidade de Bauru. A empresa que está comemorando 100 anos de trajetória, investiu em máquinas europeias e na ampliação da estrutura física da unidade brasileira para comportar a nova linha de produção de Ballas Sticks, conhecidas como regaliz. Essa nova linha de produção atenderá as demandas do mercado brasileiro e norte americano. As máquinas de embalagens também foram desenvolvidas para atender a demanda nacional, sendo a primeira fábrica do grupo a possuir essa tecnologia com selagem quádrupla que além de garantir um fechamento hermético perfeito, preservando a qualidade do produto, também é visualmente mais atrativa ao consumidor.

K – Trainee da Vivo

A Vivo busca candidatos com pluralidade de perfis, com maior diversidade de gênero, raça, curso de formação e universidade. O programa exclui a exigência do idioma inglês. Podem participar profissionais formados nos últimos dois anos ou estudantes com formação prevista até dezembro de 2020. Do total de vagas, 30% serão destinadas ao público negro. As vagas são para atuação em São Paulo e o salário é de R$6.800,00, além de pacote de benefícios. Os trainees também terão MBA subsidiado pela Vivo na ESPM, em horário de trabalho. A seleção é 100% digital e a admissão será em fevereiro de 2021. Para se inscrever, bastar acessar o site (http://traineevivo.ciadetalentos.com.br/).