Negócios em Pauta 25/09/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 24 de setembro de 2020

A – Capacitação Profissional

A Huawei planeja capacitar mais de 600 profissionais, formar 48 novos instrutores e instalar 12 laboratórios preparados para a prática de instalação de rede de fibra ótica, em parcerias com instituições das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A iniciativa é parte da estratégia da Huawei em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de 5G no Brasil e o aumento de empregabilidade. O objetivo é formar pessoas aptas para o trabalho e contempla três partes: Fundamentos sobre redes de Tecnologia de Informação e Comunicação e fibra; Instalação de redes de fibra – teoria e prática; e, por fim, avaliação e certificação. Mais informações: (www.huawei.com).

B – Suporte Financeiro

A Pif Paf Alimentos apoia o Projeto Estímulo 2020, que levará até R$ 100 milhões em crédito para pequenos negócios de Minas Gerais. O objetivo do programa é oferecer suporte financeiro a parceiros que tenham sido diretamente prejudicados pela pandemia do novo coronavírus, mantendo-os de portas abertas e preservando os empregos. A companhia já iniciou a liberação dos recursos, que irão beneficiar, preferencialmente, operações dos setores de serviços e comércio e que tenham receita mensal entre R$ 30 mil e R$ 400 mil antes da crise. A plataforma online, com filtro de qualificação, faz a análise dos empreendedores elegíveis e a liberação rápida dos valores, por meio do Sicoob/Credifiemg, cooperativa da Fiemg. Interessados devem acessar (https://www.estimulo2020.org/).

C – Advogados Desempregados

Apoiar advogados que perderam o emprego na crise da COVID-19. Esse é o objetivo da página no Facebook “CV Solidário Fórum Trabalhista Empresarial”, recém-criada por um grupo de advogados, a maioria com atuação na área jurídica trabalhista brasileira. Como a ideia é prestar solidariedade e ajudar na recolocação profissional, o canal é aberto a todos e permite exclusivamente o cadastro de currículos, bem como a divulgação de vagas na área. Para participar, basta entrar em (https://www.facebook.com/groups/753538765429390/?ref=share) e concordar com as regras do grupo.

D – Programa de Aprendiz

Já pensou em participar de um processo seletivo que tem início com um game de perguntas e respostas? Essa é a proposta da Sequoia, empresa que presta serviços especializados de logística e transportes, para atrair jovens talentos para o seu Programa de Aprendiz, o Sementes Sequoia. Em parceria com a Taqe – plataforma de recrutamento e seleção digital – a companhia está investindo em um formato inovador, que usa inteligência de dados e gamificação para recrutar candidatos alinhados à cultura da Sequoia, reduzindo em até cinco vezes o tempo de preenchimento de uma vaga. Para concorrer, é preciso ter acesso a cidade de Embu das Artes. Durante o processo, os participantes encontrarão um quiz que irá testar diversos tipo de conhecimentos, tais como habilidades técnicas e comportamentais, traçando assim o perfil profissional de cada candidato. Mais informações, acesse:
(http://taqe.app.link/v7I75OBdk9).

E – Compras em Conjunto

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a CH Master Data – empresa de tecnologia de gestão de cadastros de materiais – e a Procurement Garage – consultoria da área de suprimentos – firmaram uma joint venture para criar um Grupo de Compras Integrado, por meio da iniciativa ‘Jumtos’. A novidade é revolucionária porque a CH Master Data é a única empresa no mundo a gerir um Cadastro de Materiais e Serviços compartilhando informações entre as empresas clientes. Todo item cadastrado recebe um Código CH, que é correlacionado ao código de cada empresa cliente. É uma espécie de CNPJ que identifica e mapeia cada item cadastrado. Através desse código, é possível identificar todas as empresas clientes que utilizam o item. Além disso, é possível concentrar no Código CH os fornecedores de cada item e as opções de fabricantes possíveis. Saiba mais em: (http://chmasterdata.com).

F – Tecnologia e Serviços

A Avaya, líder global em soluções para aprimorar e simplificar as comunicações e a colaboração, foi reconhecida pela Technology & Services Industry Association (TSIA) como a vencedora do 2020 Star Award por ‘Inovação em Migração para Venda de Ofertas de Assinatura’. A TSIA é a associação líder para as organizações de tecnologia e serviços, e, por 30 anos, o prêmio TSIA Star tem sido uma das maiores homenagens na indústria de tecnologia e serviços. As empresas que almejam um Star Award passam por um processo rigoroso, e os vencedores são selecionados pelos membros do conselho consultivo de prática de pesquisa da TSIA. Desde sua criação em 1990, o Star Award reconhece a contribuição de empresas de todos os tamanhos para a melhoria contínua da tecnologia e da entrega de serviços em todo o setor. Saiba mais em: (https://www.tsia.com/certifications-and-awards/star-awards).

G – Assistente Virtual

A Lu, influencer digital virtual do Magalu, existe desde 2002. Ao longo do tempo, seu papel foi mudando e funcionalidades aumentando. Nos últimos três anos, ela vem evoluindo para fortalecer a conexão dos clientes com a marca, utilizando as capacidades de inteligência artificial de IBM Watson, baseadas em IBM Cloud. Lu cresceu nos últimos anos e no primeiro semestre de 2020 registrou 1,4 milhão de atendimentos em média ao mês, com média de 8,5 milhões de interações no período e cerca de 6,1 mensagens por usuário. A Lu também é a face da interação entre Magalu e cliente. Ela passou por atualizações para contemplar diversos assuntos que vão desde status e rastreio de pedidos e integração com ferramentas de mapas para retirada de produtos nas lojas até curiosidades sobre si mesmo.

H – Venda de Camisinha

A fabricante global de preservativos Lifestyles HealthCare, dona das marcas Blowtex e SKYN, registrou no segundo trimestre um crescimento de 69% nas vendas pelo e-commerce em comparação ao período anterior. Impulsionado pela maior procura dos consumidores por compras online, o resultado surge após um maior direcionamento e investimentos da companhia no segmento digital. Mesmo não tendo uma plataforma própria de e-commerce – a companhia passou a vender online há pouco mais de um ano – a Lifestyles atingiu bons resultados graças a sua participação nos maiores marketplaces com atuação nacional. Na Amazon, o crescimento foi de 167% no trimestre, enquanto no Mercado Livre foi registrada alta de 34%.

I – Inovação Aberta

A NTT DATA, empresa líder em serviços de TI, e a everis, sua consultoria multinacional de negócios e TI, anunciam o lançamento da 11ª edição do Concurso Internacional de Inovação Aberta. Este ano, com o apoio da Microsoft e da JETRO São Paulo, respectivamente, empresa líder em tecnologia global e órgão do governo japonês para promoção comercial Brasil/Japão, convidam startups de negócios de todo o Brasil a enviarem suas ideias de novas tecnologias que podem tornar o mundo um lugar melhor. As startups poderão inscrever seus projetos em diferentes categorias da competição com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos seguintes setores: Financeiro; Telecomunicações; Utilities e Energia; e Varejo e Bens de Consumo. Mais informações e inscrições: (http://oi.nttdata.com/en/contest) ou envie uma mensagem para ([email protected]).

J – Programa de Estágio

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio, First Gen, que inclui vagas para atuação na capital de São Paulo e nos municípios de Itu, Valinhos e Sorocaba. O processo seletivo, que será 100% virtual, contará com as etapas de testes gamificados e interativos, teste comportamental, encontro exclusivo com o time PepsiCo para falar sobre a cultura da companhia e receber diversas dicas e, por fim, dinâmicas virtuais e entrevistas com líderes das vagas, que também terão uma experiência tecnológica mobile para avaliação dos candidatos. Até o dia 19 de outubro os interessados podem se inscrever no link: (http://vagas.ciadetalentos.com.br//hotsite/pepsicofirstgen).

K – Estratégias de Comunicação

O MBA live da Fundação Getulio Vargas realiza, nesta sexta-feira (25), das 18h às 20h, um webinar gratuito sobre estratégias de comunicação. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: (http://portal.fgv.br/eventos/webinar-mba-live-estrategias-comunicacao). Após o cadastro, receberão o endereço para assistir à palestra por e-mail. O objetivo do debate é mostrar como dominar técnicas de análise de dados de redes sociais para a gestão digital. A palestra será ministrada Marco Ruediger, diretor da FGV DAPP. Já a moderação fica por conta da Lara Stahlberg, jornalista e especialista em comunicação estratégica com experiência em produção de conteúdo impresso e digital, comunicação organizacional e assessoria de imprensa e pesquisadora na FGV DAPP.