Negócios em Pauta 13/08/2020

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A – Câmara Espanhola

Mais de R$ 220 bilhões de investimentos diretos no país e geração de 240 mil empregos diretos por ano vêm por meio das empresas espanholas associadas à Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, que completou 65 anos ontem (12). Nos últimos 20 anos a Espanha esteve entre os três maiores investidores no Brasil, com destaque para os setores de informação e comunicação, indústrias de transformação, atividades financeiras e de seguros, indústrias extrativas, eletricidade e gás, e construção, entre outros.

B – Artesãos e Artistas

No momento em que o turismo vive um de seus maiores desafios, a GOL Linhas Aéreas, lança uma alternativa para, mesmo com o distanciamento social, aproximar toda a sociedade das comunidades que dependem dele para se manterem ativas. O projeto Aproximando Distâncias nasce em linha com o propósito da Companhia aérea, de “Ser a Primeira Para Todos”. O portal não tem fins lucrativos para a empresa e consiste em uma plataforma de conteúdo e uma loja virtual dedicados exclusivamente à promoção do turismo, da arte e cultura brasileira. Pelo portal (www.aproximandodistancias.com.br), 25 artistas irão expor sua arte e oferecer ao Brasil o que o público só poderia ter acesso viajando pelas diferentes regiões.

C – Gestão Estratégica

Como resposta a esse cenário de pandemia, a escola de negócios IBS Americas lançou seu programa de minicursos online gratuitos, ministrados por professores doutores formados pela USP. Com uma dedicação do aluno equivalente a uma aula de 3 horas de duração, o curso inclui em uma videoaula explicando um conceito de Administração, um artigo com estudo de caso relevante sobre o tema e um teste de conhecimentos. Os aprovados recebem certificado de participação e ainda concorrem a bolsas de estudos no exterior. Para conferir os minicursos, clique no link: (https://ibs-americas.com/blog/2020/08/06/ibs-americas-lanca-seu-quarto-minicurso-gratuito/).

D – Festa do Divino

A fotógrafa e diretora artística Andrea Goldschmidt lançou o projeto “Caminhos do Divino”, um webdocumentário que revela um olhar inovador para a “Festa do Divino” de São Luiz do Paraitinga, um evento que acontece há 215 anos e é um dos símbolos do patrimônio imaterial da cultura paulista. A exposição virtual (www.caminhosdodivino.com.br) é o resultado de seis anos de trabalho dedicados às gravações, compilação e edição desse material audiovisual e fotográfico documental inédito, que explora as possibilidades de desenvolvimento de uma obra documental e também promove uma experiência diferente: interativa, não-linear e espacializada.

E – Agricultura de Precisão

A Trimble, referência mundial em agricultura de precisão, lança campanha para sortear um monitor GFX-350™ e o controlador NAV-500™. As tecnologias de última geração serão distribuídas por um sorteio online. A inscrição poderá ser feita na página oficial da promoção (https://sorteiotrimble.com/). O “Sorteio Trimble – Valorizando o Agricultor” é a continuação de uma rede de ações ao produtor rural que a Trimble realizada em comemoração ao dia 28, Dia do Agricultor. O GFX-350 é o primeiro passo para a agricultura de precisão.

F – Plano de Retomada

A Air Europa confirma a segunda frequência semanal em sua rota São Paulo/Madrid, a partir de setembro, com voos sendo realizados às terças e sábados. O incremento de mais uma frequência na rota faz parte do plano de retomada gradual da companhia, depois da paralisação em decorrência da pandemia. A rota voltou a operar em 15 de julho e, durante o mês de agosto, segue com uma frequência todos os sábados. A retomada também prevê a volta dos voos em Fortaleza, Recife e Salvador, em novembro, todos com destino a Madrid de onde é possível aproveitar as conexões da companhia para outras cidades do continente europeu (www.aireuropa.com.es).

G – Ferramenta de Gamificação

O acesso de usuários na plataforma de jogos matemáticos da Matific, utilizada nas atividades escolares de cerca de 3 milhões de alunos à distância no País, cresceu mais de cinco vezes durante a pandemia. O sistema da Matific é utilizado por alunos de 5 a 12 anos e por cerca de 7,5 mil colégios públicos e privados no Brasil, sendo uma alternativa lúdica de reforço escolar à distância, além de colaborar na redução dos impactos de aprendizagem aos estudantes menos favorecidos. A plataforma beneficia atualmente mais de 40 mil professores, que utilizam o sistema de aulas para suas turmas, do ensino infantil ao sexto ano do fundamental. Saiba mais em: (www.matific.com.br).

H – Faturamento do Agronegócio

Pesquisa realizada pela KPMG apontou que, para 33% dos empresários do setor de agronegócio do Brasil, o faturamento das empresas que lideram deve aumentar entre 10% e 25% este ano. Segundo o estudo, outros 33% dos entrevistados esperam por um resultado próximo ao obtido no ano anterior. Para 66% dos entrevistados o faturamento das empresas do setor cresceu nos meses de abril e maio, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Já para outros 33%, no entanto, o nível de receitas obtidas permaneceu o mesmo nos dois meses.

I – Extensão em Ortomolecular

A terapeuta ortomolecular Heloísa Bernardes oferece o Curso de Extensão, exclusivo para ex-alunos de Terapia Ortomolecular. Dividido em módulos durante 10 meses, objetiva potencializar as técnicas e estudos sobre o tema, com o intuito de obter o registro junto ao cadastro brasileiro de ocupação do Ministério do Trabalho. O conteúdo propõe um estudo de quântica avançada e compreende um resposta terapêutica completa e capaz de agir na totalidade do ser humano com técnicas sutis, vitais e físicas. O curso é profissionalizante, ministrado através de vídeo aula /online. Os alunos receberão certificado da Faculdade Hélio Alonso. Inscrições (www.heloisabernardes.com.br).

J – Monografias em Finanças

O CFA Society Brazil prorrogou as inscrições para a 4ª edição do Prêmio de Monografias em Finanças. Os candidatos poderão enviar seus trabalhos até o dia 15 de setembro para garantir a vaga na premiação que incentiva a inovação financeira e do mercado de capitais no Brasil. Quem possui graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado no Brasil e no exterior pode participar da competição. Os artigos submetidos à banca podem ter mais de um autor, desde que todos os participantes estejam inscritos. Regulamento disponível em (www.cfasociety.org.br/premio). Outras informações: ([email protected]).

K – Abecip de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para o 17º Prêmio Abecip de Jornalismo, realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O objetivo do prêmio é reconhecer trabalhos jornalísticos sobre o mercado imobiliário. Podem ser inscritas matérias nas categorias crédito imobiliário e o mercado de imóveis durante e pós-pandemia; fontes de recursos para o financiamento imobiliário; e segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social da construção civil. Serão premiadas até 10 reportagens com R$ 6.500,00. São aceitas matérias publicadas nas versões impressa ou online de jornais, revistas, rádios, TV e sites. Inscrições e mais informações em:
(https://www.abecip.org.br/).