A – Cursos Gratuitos Online
Diversas instituições passaram a oferecer cursos gratuitos para serem feitos à distância. O SenacSP, por exemplo, liberou 24 cursos online gratuitos, entre extensão universitária e cursos livres, para aprender em casa. Os cursos livres atendem a necessidades variadas, tais como liderança, finanças, imagem pessoal, nutrição, neurociência, com cargas horárias entre 40 a 60 horas. As vagas são limitadas. Para se inscrever, basta acessar: (https://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=0).
B – Máscaras de Proteção
Com o objetivo de ajudar no combate à pandemia de coronavírus, a Ford anunciou que vai produzir inicialmente 50.000 máscaras de proteção facial em suas instalações de Camaçari, na Bahia, e de Pacheco, na Argentina, para equipar os profissionais da saúde que atuam na linha de frente tratando pacientes que contraíram a doença. As máscaras, fabricadas com lâmina de acetato e peças de suporte, fazem parte dos itens de proteção individual mais requisitados por esses profissionais no momento. A distribuição nos pontos de serviço será coordenada por meio das Secretarias de Saúde e da Cruz Vermelha.
C – Higiene e Limpeza
A Bombril está unindo esforços junto à sociedade brasileira para combater a pandemia do COVID-19 doando desinfetantes com ação bactericida, detergentes, sabão líquido, amaciantes, saponáceos e álcool em gel 70º INPM para asilos de idosos localizados na cidade de São Bernardo do Campo, onde fica a sede da empresa. A iniciativa será replicada também em asilos da cidade de Sete Lagoas (MG) e da cidade de Abreu e Lima (PE), onde a empresa possui plantas industriais. Este é o início de uma série de doações que serão feitas focando em ajudar idosos, que sabidamente tem reduzida a capacidade do sistema imunológico.
D – Distribuição de Refeições
A Prefeitura de São Paulo anunciou o Projeto Rede Cozinha Cidadã, uma iniciativa liderada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. O projeto tem o objetivo de dar alternativas de alimentação para a população em situação de rua, além de promover a participação de comércios e pequenos restaurantes a gerarem renda com a venda de comida durante a crise acarretada pela quarentena do Coronavírus. Estabelecimentos de alimentação localizados na cidade de São Paulo interessados em prestar serviços de fornecimento de refeições à população de rua podem se candidatar Interessados enviem e-mail para ([email protected]), onde obterão informações e esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição. Acesse o edital no link: (http://bit.ly/redecozinhacidada).
E – Concurso Literário
Com foco no incentivo à escrita e à leitura, a Pague Menos prorrogou as inscrições para o seu 8º Concurso Literário. Dessa forma, é possível estimular as pessoas a se dedicarem a diferentes atividades e aprimorar alguns de seus talentos, principalmente, nesse período em que isolamento social é recomendado. Até o dia 20 de abril, os participantes podem enviar suas poesias com o tema “Viva Plenamente”. O assunto também se tornou oportuno, pois encoraja as pessoas a refletirem sobre sua saúde física, mental e suas emoções para conseguir expressá-las por meio do papel.
Inscrições em:(www.paguemenos.com.br/concursoliterario).
F – Home Office Total
Desde que o Coronavírus se tornou uma contaminação comunitária, muitas operações estão funcionando no modelo home office. A BR Consórcios, empresa com mais de 60 mil clientes ativos pelo Brasil, não é diferente. Suas equipes e as associadas estão trabalhando de casa. No entanto, não foi difícil, já que a empresa possui tecnologia para disponibilizar suas atividades totalmente online, efetuando vendas, analisando cadastros, realizado assembleias, fazendo atendimento pelo SAC, efetuando pagamento de bens. Portanto, caso o cliente seja contemplado, neste período, a utilização do crédito continua normalmente. O atendimento online é realizado em todo o processo. Saiba mais: (www.brconsorcios.com.br).
G – Segmento Premium
Mesmo com a situação atípica do mês de março por conta do coronavírus, a Volvo Car Brasil fecha o primeiro trimestre ocupando a liderança do segmento de eletrificados premium e o primeiro lugar entre os SUVs Premium. No total, a marca comercializou 1.672 unidades, fechando o trimestre com 15,4% de participação no segmento Premium. O destaque ficou novamente para o XC60, com 654 unidades, líder no seu segmento de atuação de SUV médios. O total de SUVs emplacados pela marca no primeiro trimestre foi de 1.495 unidades, maior volume entre todas as marcas do Premium. Assim como no Brasil, o XC60 foi o modelo mais vendido pela empresa no mundo, seguido pelo XC40 e pelo XC90.
H – Praças de Pedágios
A Veloe, marca de pagamento automático para pedágios e estacionamentos uniu-se aos esforços de combate à propagação do Covid-19, iniciando a entrega de 25 mil tags em rodovias de todo o país, em uma ação conjunta com 40 concessionárias. O objetivo é reduzir o fluxo de veículos nas cabines manuais e diminuir o risco de contaminação pelo possível toque, proximidade ou manuseio de dinheiro, pelos profissionais que trabalham nas praças de pedágios e motoristas. Os motoristas interessados ativam o adesivo no site da Veloe (www.veloe.com.br) e já podem usar em sua próxima viagem. São 12 mensalidades grátis, sem taxa de adesão e nem fidelidade.
I – Prêmio para Designer
Começaram as inscrições para o 3º Prêmio de Designer Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. É destinado a universitários e recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a jovens designers. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outras áreas, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia e ciências sociais.O prêmio propõe temas desafiadores para instigar soluções inovadoras o escolhido da vez é REVER. Nas edições anteriores temas como COMPARTILHAR e CIRCULAR foram os sugeridos, trazendo ideias das mais diversase, e instigando proposições e discussões sobre a palavra como forma. Mais informações: (http://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/).
J – Doação para Hospitais
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira lançou uma campanha de enfrentamento ao coronavírus para arrecadar doações de materiais e recursos para hospitais públicos e entidades assistenciais que atendem a população de baixa renda. O marco zero da iniciativa será uma doação feita pela entidade de 30 mil máscaras, 1.250 litros de álcool gel, 5.700 fronhas hospitalares para o Santa Marcelina, o maior hospital público da Zona Leste, que atende pacientes majoritariamente pelo SUS na região mais populosa da cidade e onde há várias comunidades vulneráveis. Os materiais foram adquiridos após consulta ao hospital, que está em campanha para arrecadar recursos e materiais.
K – Casa e Vinho
A Evino, um dos maiores e-commerces de vinhos do País, computou um aumento de 35% em suas vendas na última semana, sendo São Paulo e Rio os principais focos de crescimento. A empresa adotou uma série de medidas que estimularam esse aumento como congelamento do dólar, descontos acima de 40% e lançou a campanha ‘É Hora de Ficar em Casa’, que traz ofertas diárias e frete expresso grátis em São Paulo em uma seleção de produtos por tempo indeterminado, além de ações nas redes sociais, como lives de degustação. Outro fator que contribuiu para o crescimento das vendas é o momento de confinamento, com o comércio fechado e as pessoas acionando mais o e-commerce. Saiba mais:(www.evino.com.br).