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Lucia Camargo Nunes (*)
Volks comemora 70 anos e resgata a Kombi
Ao celebrar em uma grande festa os 70 anos de Brasil, a Volkswagen levou mais de 5 mil pessoas ao Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, entre funcionários das fábricas, concessionários e autoridades, para contar os feitos de 7 décadas e apresentar novidades.
A começar por dois lançamentos de elétricos: o ID.4 e a ID.Buzz. O primeiro é um SUV crossover que já está disponível, mas em um primeiro momento apenas por assinatura. No plano de 24 meses e 1 mil km de franquia, as parcelas saem por a partir de R$ 9.990.
No ID.4 o conjunto elétrico é montado no eixo traseiro de 150 kW ou 204 cv e 31,6 kgfm de torque, com tração apenas nas rodas traseiras. A bateria de 77 kW oferece sistema de recarga rápida e é capaz de completar até 80% em cerca de 40 minutos, considerando um carregador DC rápido (150 kW). A autonomia é de 370 km pelo Inmetro.
A nova Kombi, a ID.Buzz, traz o mesmo conjunto elétrico traseiro de 204 cv e chega em lote limitado especial com 70 unidades. A montadora ainda não revelou seu preço.
Totalmente elétrica, a ID.Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e é construída sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do grupo Volkswagen.
Os dois modelos fazem parte da ofensiva de 15 novos produtos da marca no Brasil até 2026. O CEO da Volks, Ciro Possobom, ainda anunciou que dentre as novidades haverá modelos flex, elétricos e híbridos flex (esses ainda inéditos).
BYD lança Dolphin, de olho nos elétricos de entrada
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Os elétricos ainda têm pouca representatividade nas ruas, mas são as principais novidades em lançamentos. Caso da chinesa BYD que inicia as vendas do Dolphin.
Por R$ 149.800, o compacto quer fisgar compradores de elétricos de entrada (Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC e-JS1), mas com mais espaço, conteúdos e autonomia. Durante o evento de lançamento, a vice-presidente global da BYD disse que o Dolphin chega com a proposta de ser “o primeiro elétrico em sua garagem”.
O motor elétrico dianteiro rende 94 cv, torque instantâneo de 18 kgfm e seu conjunto de bateria blade de 45 kWh garante autonomia de 291 km. Em tomadas 220V, leva 8 horas para recarga completa. Em wallbox, cerca de 4 horas, e em carregadores rápidos, 40 minutos.
A marca diz que uma carga completa custa em torno de R$ 45 e por isso seu custo por km/rodado é de R$ 0,11, bem menos que um modelo flex, que consome R$ 0,44 por km/rodado. O plano de revisão até 100 mil km custa R$ 3.280.
No banco traseiro, o compacto de 4,13 m de comprimento e 2,7 m de entreeixo, equivalente a SUVs compactos (como Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V), tem assoalho plano e espaço de sobra. O porta-malas acomoda bons 345 litros de volume.
Por dentro, o Dolphin traz materiais de ótima qualidade e tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, entre outros itens.
O primeiro lote de 350 carros já está todo vendido. A BYD diz que tem capacidade para importar até mil Dolphin por mês. Até o fim do ano, a marca, que tem 25 lojas, garante atingir 100 concessionárias abertas em todo o país.
Toyota traz inédito Corolla ‘envenenado’
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Nem todos lançamentos são elétricos. A Toyota começa a vender o inédito hatch do Corolla em duas versões envenenadas GR (sigla de Gazoo Racing). As primeiras 99 unidades chegam esta semana às concessionárias com GR Garage em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
O motor é o 1.6 turbo, de três cilindros, que rende 305 cv, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas e tração integral.
O Corolla GR Core custa R$ 416.990 enquanto a versão Circuit, a R$ 461.990, se diferencia pelo teto em fibra de carbono, head-up display, alerta de ponto cego e carregador por indução. A versão mais cara, que a Toyota aposta que representará 80% das vendas, ainda traz como diferenciais mudanças na suspensão e na tração integral e redução de peso.
Em relação ao sedã Corolla, o hatch possui 349 pontos a mais de solda para reforçar a rigidez da carroceria.
Peugeot lança furgão menor para a cidade
A Peugeot inicia as vendas de uma nova versão do Boxer que pode ser dirigida por motoristas com CNH categoria B e ideal para rodar nos centros urbanos, nas entregas last mile.
O furgão L2H2 com 11,5 m³ de volume útil, traz motor 2.2 turbo diesel BlueHDi, de 140 cv com transmissão manual de seis marchas.
Seu consumo chega a 10 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, segundo o Inmetro. O utilitário custa R$ 245.990.
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]