25 views 5 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Lucia Camargo Nunes (*)

Strada é o veículo mais vendido pelo 4º ano seguido

A Fiat Strada se destacou mais uma vez e pelo quarto ano seguinte ela é a campeã de vendas no Brasil, sendo a picape mais comercializada em 2024, com 144.690 unidades licenciadas.

No entanto, o Volkswagen Polo se consagrou como o “automóvel” mais vendido, já que a Strada é classificada como um “comercial leve”. Dele foram emplacadas 140.155 unidades.

Tanto a Strada quanto o Polo se beneficiaram das vendas diretas, que foram principalmente destinadas a frotas e locadoras. Um dado relevante é que mais da metade das vendas da picape (54%) foi destinada a CNPJs, enquanto 46% das vendas do Polo também se dirigiram a esse público.

No segmento de hatches compactos, depois do Polo vieram Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo.

Em relação aos SUVs, o modelo mais vendido foi o VW T-Cross, superando o Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks  e VW Nivus, todos compactos. Nos SUVs médios, o Jeep Compass conquistou a liderança, seguido de perto pelo Toyota Corolla Cross.

Entre as picapes médias, a Toyota Hilux reafirmou sua, superando a Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e a Nissan Frontier.

Entre os badalados veículos elétricos, a BYD firmou seu domínio ao conquistar com os modelos Dolphin Mini e Dolphin, os dois elétricos mais vendidos do país. O GWM Ora 03  vem na sequência, acompanhado do BYD Seal e o BYD Yuan.

Confira o top 10 dos modelos mais vendidos em 2024

Top 10 dos modelos mais vendidos em 2024

Modelo
1º Fiat Strada
2º Volkswagen Polo
3º Chevrolet Onix
4º Hyundai HB20
5º Fiat Argo
6º Volkswagen T-Cross
7º Chevrolet Tracker
8º Hyundai Creta
9º Fiat Mobi
10º Nissan Kicks

Eletrificados crescem 89% em 2024

Em 2024, o Brasil registrou um recorde de 177.358 veículos eletrificados, um aumento de 89% em relação a 2023.

Excluindo os híbridos-leves (MHEV), 173.530 elétricos e híbridos foram emplacados, superando as previsões da ABVE. A partir deste ano, a entidade só vai contabilizar veículos que cumprirem requisitos técnicos mínimos.

Os veículos plug-in dominaram o mercado com 125.624 unidades vendidas, representando 71% dos eletrificados e um crescimento de 140%.

Os híbridos sem recarga externa (HEV, HEV flex e MHEV) tiveram 29% do mercado em 2024, totalizando 51.733 veículos, um aumento de 24%.

A infraestrutura de recarga no Brasil, com mais de 12.000 pontos, impulsionou o crescimento do mercado.

As participações de mercado em 2024 foram: elétricos 34,7%; híbridos plug-in 36,1%; híbridos flex 11,4%; híbridos 9,13% e híbridos-leves 8,6%.

eSprinter é lançada no Brasil em versão inédita

A Mercedes-Benz Brasil lançou a nova van elétrica eSprinter, com autonomia de 478 km em versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas. Os preços começam em R$ 482.900, sendo a única van elétrica com opção para passageiros.

A eSprinter, produzida na Alemanha, oferece inovações em conforto e segurança, com baterias de 81 kWh e 113 kWh. A WEG fornece equipamentos de recarga, suportando recarga em AC e DC, com carregador a bordo de 11 kW e opção de carregamento rápido de até 50 kW.

O comercial elétrico possui capacidade de carga de até 14 metros cúbicos e motor elétrico de 150 kW. Três modos de condução otimizam desempenho e eficiência. Inclui a última versão do sistema multimídia MBUX e pacote de serviços de 4 anos ou 160 mil km, com baterias garantidas por 8 anos.

No Brasil, a eSprinter compete com a Ford eTransit, que custa R$ 542 mil e tem autonomia de até 317 km, e a Iveco eDaily, a partir de R$ 549 mil, com autonomia de até 300 km.

Julianelli volta à HPE em novo desafio

Fernando Julianelli retorna à HPE Automotores como vice-presidente de branding e inovação, um novo cargo focado na consolidação e inovação das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil.

Ele já atuou na empresa como CMO por 9 anos e agora supervisará projetos de marca e inovação, reportando-se ao CEO Mauro Luis Correia.

Com 25 anos de experiência em Marketing, Julianelli foi CEO da Stock Car Brasil até dezembro e foi indicado ao Prêmio Caboré em 2015.

(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]