404 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 10 de abril de 2024

Lucia Camargo Nunes (*)

Vendas e produção avançam no trimestre

As vendas de veículos continuam animadas, com o crescimento de 10,7% sobre o primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023, que totalizaram 483.303, segundo a Fenabrave, entidade que representa os concessionários.

“Os segmentos de maior volume vêm acumulando resultados consistentes impulsionados principalmente pela melhora no ambiente de crédito”, analisou o presidente, Andreta Jr.

A produção de autoveículos (leves e pesados) acumula retração de -11,9% no trimestre, mas cresceu 3,2% sobre fevereiro. O destaque está em caminhões, que evoluíram 19,7%, e ônibus, que tiveram alta de 61,6%.

“Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de 6% para o ano”, reforçou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, que representa as fabricantes.

Confira os dez veículos mais vendidos neste primeiro trimestre de 2024

Polo. Foto: Volkswagen

Top 10 dos mais vendidos de janeiro a março

Modelo                              Unidades

1º Volkswagen Polo27.263
2º Fiat Strada26.580
3º Fiat Argo18.053
4º Hyundai HB2018.053
5º Chevrolet Onix17.766
6º Fiat Mobi14.665
7º Hyundai Creta13.600
8º Renault Kwid13.134
9º Nissan Kicks13.015
10º Volkswagen T-Cross12.858

Fonte: Fenabrave

Nova safra de picapes: S10, L200 e inédita BYD

Nova S10. Foto: Chevrolet.

A alta nas vendas de veículos leves tem um empurrãozinho dos comerciais leves, que acumulam crescimento de 17,2% no trimestre.

Não à toa, o segmento de picapes continua aquecido. Depois do lançamento da nova Fiat Titano, a Chevrolet anuncia a pré-venda da S10, ligeiramente reestilizada.

Fabricada em São José dos Campos (SP), a picape recebeu leve inspiração da norte-americana Colorado, com faróis mais finos e grade dividida, que dá impressão de que a frente ficou mais alta. Atrás, houve atualizações na tampa da caçamba e no desenho interno das lanternas.

Mais novidade sob o capô: a S10 traz um novo turbodiesel 2.8 de 207 cv de potência e nova transmissão automática de 8 marchas, além da tração 4×4.

Apenas os preços de duas versões foram divulgados: R$ 281.900 a LTZ e R$ 302.900 a High Country.

Picape media BYD. Foto: Via Digital

Já a HPE, que representa a Mitsubishi Motors no Brasil, anunciou a nova geração da L200, com produção em Catalão (GO). A renovação da picape faz parte de um novo ciclo de investimentos da marca na ordem de R$ 4 bilhões, que também contemplaria o desenvolvimento de novas tecnologias flex e híbrida.

Já a BYD desfila com uma picape disfarçada, conforme imagens divulgadas na internet. Desenvolvida para o mercado global, é outra aposta da marca para o Brasil, que chega ainda este ano. De porte médio a grande, será a primeira picape híbrida da marca chinesa.

RAV4 híbrido plug-in faz 35 km/l

RAV4-PHEV. Foto: Toyota

A Toyota expande seu portfólio com mais uma novidade eletrificada. Trata-se da opção PHEV ou híbrida plug-in do SUV RAV4. A nova versão XSE custa R$ 400 mil, ou pouco mais de R$ 50 mil sobre a versão híbrida convencional.

A novidade é o motor 2.5 que trabalha junto a dois outros elétricos e geram potência combinada de 306 cv, com a transmissão CVT.

A autonomia apenas no modo elétrico é de até 55 quilômetros. Quem comprar o SUV leva um carregador portátil de 2,3 kWh e um wallbox de 7,4 kWh – este permite a recarga em duas horas e meia.

O consumo é seu principal chamariz: segundo o Inmetro, faz média de 35 km/l em uso urbano e 30 km/l na estrada. Na versão HEV consome, respectivamente, 17,1 e 14,5 km/l.

Abeifa apresenta seu novo presidente

Marcelo Godoy – Presidente Volvo Car Brasil

A Abeifa, entidade que representa dez marcas de veículos, passa a ser representada pelo CEO da Volvo Cars Brasil, Marcelo de Godoy, que será o presidente até 2026.

Fundada em 15 de março de 1991, a Abeifa representa hoje Aston Martin, BRP, BYD, CFMoto, JAC Motors, Jaguar, Kia, Land Rover, McLaren, Polaris, Porsche, Suzuki e Volvo.

“Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o setor por meio de seu mais importante trunfo, o de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo”, afirma Godoy.

(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]