95 views 6 mins

Música + Natureza: festivais brasileiros fazem sucesso promovendo a conexão entre arte, meio ambiente e sustentabilidade

em Turismo
quarta-feira, 19 de junho de 2024

Cidades até então pouco exploradas pelo mercado do entretenimento, entre elas Morretes (PR) e Canelinha (SC), sediam eventos únicos, com propostas que vão muito além da música, e atraem turistas de várias partes do mundo

Não é segredo para ninguém que o Brasil é um dos países mais ricos do mundo quando tratamos de cultura e belezas naturais. Agora, com paisagens deslumbrantes e biodiversidade única, o país se transformou também em um cenário perfeito para festivais que combinam música, arte e sustentabilidade, uma tendência global no pós-pandemia da COVID. Em diversos estados brasileiros, eventos musicais estão atraindo turistas de todo os cantos do mundo apostando na conexão harmoniosa entre arte, meio ambiente e sustentabilidade.

Ficou curioso? Conheça 8 festivais que proporcionam experiências inesquecíveis e conscientizando sobre a importância de preservar o Planeta, inspirando os participantes a adotar práticas mais sustentáveis.

LENDAA Morretes: uma vez por ano a paradisíaca cidade de Morretes, no litoral do Paraná, se transforma na capital nacional da música eletrônica. É lá que acontece o festival LENDAA, que celebra a música e a cultura local em meio à Mata Atlântica, no Santuário Nhundiaquara. Além de apostar em práticas sustentáveis, adotando diversas táticas para a neutralização da geração de carbono, o evento incentiva o turismo consciente. Próxima edição: dias 21, 22 e 23 de junho de 2024. Instagram: @seja.lendaa.

Rock The Mountain: consolidado como um dos festivais mais importantes do Brasil, o Rock The Mountain acontece na Serra de Itaipava, no Rio de Janeiro, apostando em grandes nomes nacionais do rock, pop e música eletrônica. Como não poderia ser diferente, o evento adota ações como a compensação de carbono e coleta seletiva, além de promover campanhas de conscientização ambiental. Próxima edição: dias 9, 10, 16 e 17 de novembro. Instagram: @rockthemountain.

Meca Inhotim: realizado anualmente no exuberante Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), o Meca Inhotim mistura música, arte contemporânea e natureza. Com shows nacionais realizados em meio a jardins botânicos e obras de arte, na maior galeria a céu aberto do mundo, o festival difunde conceitos relacionados a sustentabilidade e aposta em práticas sustentáveis como a redução de resíduos e o uso de materiais recicláveis. Próxima edição: ainda não confirmada. Instagram: @mecalovemeca.

Universo Paralello: conhecido como um dos primeiros festivais brasileiros a apostar na conexão entre música e natureza, o Universo Paralello rapidamente se consolidou como um dos principais eventos de música eletrônica do mundo. O festival acontece anualmente na praia de Pratigi, na Bahia, onde promove, além de toda programação artística, práticas ecológicas, incluindo a gestão de resíduos, uso de materiais recicláveis e projetos de preservação ambiental. Próxima edição: entre 27 de dezembro de 2024 e 03 de janeiro de 2025. Instagram: @universoparalello.

Festival Ilumina: promovendo uma conexão profunda com a natureza, o Ilumina acontece na exuberante Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O festival promove uma programação bem eclética, indo além da música, com práticas de dança, yoga e vivências. Próxima edição: ainda não confirmada. Instagram: @festivalilumina.

Terra Azul: realizado na simpática cidade de Canelinha (SC), o Terra Azul é mais um evento que promove a conexão entre música eletrônica e natureza. O festival adota e promove diversas práticas sustentáveis, difundindo a importância da gestão de resíduos e incentivando o transporte coletivo. Próxima edição: entre 27 de dezembro de 2024 e 02 de janeiro de 2025. Instagram: @festivalterraazul.

Forró da Lua Cheia: realizado desde 1983, o evento ganhou destaque nacional misturando música nordestina, rock e cultura popular em um ambiente natural, em Altinópolis (SP). Na área ambiental, o festival se destaca por projetos de reflorestamento. Próxima edição: em 2025. Instagram: @festivaldaluacheia_.

Festival Psicodália: realizado anualmente na Serra Catarinense, o Psicodália atrai turistas de todos os cantos do mundo apostando em música alternativa e cultura psicodélica durante o feriadão de Carnaval.  Além de um posicionamento artístico marcante, o evento promove a sustentabilidade através da gestão de resíduos, uso de energia renovável e atividades educativas sobre meio ambiente. Próxima edição: em 2025. Instagram: @psicodaliafestival.