677 views 4 mins

Feira reúne produção de todo o Brasil e convida galerias a apresentarem diferentes perspectivas de arte

em Turismo
quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Em sua segunda edição, de 30 de agosto a 03 de setembro, a feira de arte reunirá trabalhos de mais de 300 artistas na ARCA, em São Paulo

A segunda edição da SP–Arte Rotas Brasileiras está chegando. A feira, que ocorre de 30 de agosto a 03 de setembro na ARCA, em São Paulo, marca o calendário do país mais uma vez com o encontro que celebra a diversidade e a riqueza da arte brasileira. O evento reúne 70 projetos curados especialmente para a ocasião por galerias de 11 estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Pará, Goiás, Brasília e Maranhão; veja a lista completa de galerias em https://www.sp-arte.com/editorial/lista-de-expositores-rotas-brasileiras-2023/.

“Rotas Brasileiras é sobre reimaginar as fronteiras entre o erudito e o popular, o centro e a periferia, o comercial e o institucional. A feira se propõe a expandir perspectivas, ampliar narrativas e romper estereótipos, estando mais interessada em trazer perguntas do que respostas fechadas. É um evento onde queremos que as pessoas se identifiquem com as raízes nacionais e que, ao mesmo tempo, traz dinamismo e oxigenação ao mercado”, afirma a diretora Fernanda Feitosa.

A lista de participantes é composta por galerias já estabelecidas, como Almeida & Dale, Fortes D’Aloia & Gabriel, Gomide&Co, Millan e Vermelho, galerias mais jovens como Central, HOA, Jaqueline Martins, VERVE e Sé, assim como aquelas localizadas fora do eixo Rio-São Paulo, como Cerrado (Goiânia), Lima (São Luís do Maranhão), Marco Zero (Recife), Mitre (Belo Horizonte) e Paulo Darzé (Salvador).

Além de galerias, a SP–Arte Rotas Brasileiras contará com projetos especiais. É o caso do Sertão Negro, espaço de residência e vivência artística em Goiânia fundado pelo artista Dalton Paula.

Pelo projeto de arte-educação plural Arte Pará, os artistas Antônio Dias Júnior (PA), Gabriel Bicho (RO), Rafael Matheus Moreira (PA), Sofia Ramos (RR), Domingos Nunes (PA) e Marcone Moreira (MA) revelam as várias Amazônias, rompendo com estereótipos e convidando o público a enxergar a região e seus habitantes de forma multifacetada.

Destaque para os demais projetos especiais: Novos para Nós, de Renan Quevedo, cuja curadoria será centrada em diferentes credos do país; Igreja do Reino da Arte, do Rio de Janeiro, que se denomina um coletivo artístico experimental fundado no Rio de Janeiro em 2017 que “promove cultos para a adoração à altíssima arte”; do projeto Xiloceasa, coletivo de artistas da região do Ceagesp formado no Ateliescola Acaia e da galeria GDA, fundada e gerida por artistas, que mostrará neste ano o acervo fotográfico mineiro “Retratistas do Morro”, nas figuras de João Mendes e Afonso Pimenta.

SERVIÇO

SP–Arte Rotas Brasileiras 2023
30 agosto a 03 setembro
ARCA (Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina)

Visitas guiadas
A SP–Arte Rotas Brasileiras oferece visitas guiadas gratuitas na sexta-feira (01), no sábado (02), e no domingo (03), às 13h, 15h e 17h, para grupos de até doze pessoas, com inscrição na própria feira, com uma hora de antecedência. As informações completas podem ser conferidas em (https://www.sp-arte.com/rotas-brasileiras/visitacao/).