388 views 9 mins

Estratégias para otimizar seu tempo durante sua viagem de negócios no Brasil

em Turismo
quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Uma viagem de negócios também pode ser uma excelente oportunidade para conhecer novos destinos e curtir certas atividades turísticas no destino. No entanto, para aproveitar seu tempo livre com mais conforto, é muito importante organizar bem sua agenda e aproveitar ao máximo cada momento. Caso contrário, você perderá momentos valiosos que poderiam ter sido melhor aproveitados.

Portanto, se você está pensando em fazer uma viagem de negócios, daremos algumas dicas sobre como aproveitar melhor o seu tempo. Também apresentaremos algumas recomendações para que você aproveite ao máximo sua viagem.

Planeje com antecedência

Uma das coisas que você deve planejar com antecedência é a compra de voos. É muito mais conveniente chegar bem cedo, de preferência pela manhã, para aproveitar melhor o tempo disponível. Além disso, se você comprar suas passagens com antecedência, é possível encontrar preços muito mais baratos e convenientes, bem como maior disponibilidade de tempo.

Há outros aspectos que também devem ser planejados com antecedência. O objetivo deve ser simplesmente chegar ao destino e saber o que fazer em todos os momentos, deixando algumas horas livres por dia para ter uma ideia mais ou menos concreta do que deseja ver ou visitar.

Os principais aspectos a serem planejados são os seguintes:

  • Que a hospedagem seja próxima ao local onde será realizado o projeto de negócios para o qual você está viajando.
  • Defina um horário para tratar de assuntos de negócios com seus colegas. Dessa forma, você pode deixar parte do dia para o lazer. Além disso, é mais eficiente interromper o trabalho e descansar para voltar a trabalhar com mais eficiência no dia seguinte.
  • Contrate transfers pré-pagos que garantam pontualidade e confiabilidade. Dessa forma, você evitará inconvenientes para ir do aeroporto ao hotel ou a outros lugares.

Ao considerar esses aspectos simples, é possível ter uma experiência de viagem de negócios muito mais agradável. Também é possível evitar inconvenientes imprevistos e outras complicações.

Como aumentar a produtividade no trabalho durante uma viagem de negócios?

Obviamente, o principal objetivo de uma viagem de negócios é o trabalho. Portanto, é muito importante saber como aumentar a produtividade e manter o foco para aproveitar ao máximo o tempo gasto em uma viagem de negócios.

Algumas das dicas úteis para aumentar a produtividade e ter uma experiência geral melhor são as seguintes:

  • O funcionário ou a pessoa designada para a viagem de negócios deve estar totalmente preparado para a função que desempenhará. Com isso, queremos dizer que ele deve ser capaz de cumprir suas responsabilidades, resolver os problemas relacionados ao trabalho que surgirem e passar uma boa imagem profissional aos colegas com quem trabalhará.
  • Ter a capacidade de seguir a agenda estabelecida, mas também ter a flexibilidade de se adaptar e mudar os planos de acordo com as circunstâncias do momento.
  • Manter uma boa comunicação entre a empresa e o funcionário. Para que a empresa veja o retorno das decisões que toma, o funcionário deve manter uma linha direta de comunicação e relatar todas as medidas que implementa.
  • Aproveitar os momentos de lazer para se distrair das obrigações e obter melhor desempenho posteriormente. Caso contrário, o estresse pode ser contraproducente.

Agilidade e conforto para um melhor desempenho

Um ponto importante a ser considerado também ao viajar a negócios é o conforto. As viagens de negócios geralmente são curtas, menos de uma semana ou mais e, em muitos casos, apenas um ou dois dias. Por esse motivo, é mais conveniente viajar com pouca bagagem e levar apenas alguns itens de trabalho essenciais para atingir os objetivos estabelecidos.

Por exemplo, para uma viagem com duração máxima de 4 dias, você deve levar aproximadamente 3 mudas de roupa. Por um lado, uma muda de roupas confortáveis e casuais com as quais você possa viajar no avião e se locomover pela cidade. Por outro lado, roupas de trabalho, que podem ser um terno, camisas, sapatos etc., dependendo de sua atividade. E, por último, uma muda de roupa um pouco mais elegante, caso você tenha um jantar de negócios importante ou seja convidado para um evento em que precise estar bem vestido.

Depois de usar as roupas todos os dias, elas podem ser deixadas na lavanderia do local onde você está hospedado, para que estejam disponíveis para o dia seguinte. Nessas ocasiões, menos é melhor, pois evita a perda de tempo escolhendo o que vestir e simplifica muitos aspectos. De qualquer forma, se não quiser lavar tanto suas roupas, você pode levar duas mudas de roupas de trabalho e alterná-las, dependendo do que usar.

Cuidando de seus hábitos durante a viagem

Viajar não deve fazer com que você negligencie seus hábitos alimentares e de sono. Este último pode ser particularmente problemático se você não for cuidadoso. Dormir mal durante uma viagem é uma ocorrência comum, pois o jet lag ou o cansaço podem causar desequilíbrios físicos em sua programação. É por esse motivo que você deve ter uma rotina bem organizada para aproveitar melhor o seu tempo e ser mais produtivo.

Com relação à alimentação, alguns destinos têm algumas comidas mais exóticas do que outros. Não é ruim experimentar coisas novas de vez em quando, mas você deve tentar comer coisas com as quais já está acostumado. Dessa forma, você evita problemas gástricos e outras complicações indesejadas, como intoxicação alimentar. Além disso, outra coisa que você deve considerar é não beber água do abastecimento local, pois ela pode causar desconforto. Sempre compre água mineral.

Estabeleça metas com clareza e cumpra-as em ordem

Com as ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente, não é mais essencial viajar o tempo todo. As chamadas de vídeo e a comunicação ao vivo melhoraram consideravelmente. Portanto, as viagens de negócios servem para implementar outras medidas que não podem ser realizadas de outra forma a não ser pessoalmente.

Esses objetivos devem ser claramente definidos antes mesmo de partir em uma viagem. A empresa deve saber por quais motivos está enviando um funcionário em uma viagem, e o próprio funcionário também deve saber disso. Então, uma vez no destino, não é essencial se apressar para cumprir todos os objetivos, pois isso pode ser improdutivo. Porém, é importante ser consistente e declarar claramente o que foi alcançado, ou a situação deve ser esclarecida para que a empresa possa tomar as medidas apropriadas em cada caso. Portanto, para concluir, há muitos aspectos que podem ser considerados em uma viagem de negócios. Se esses aspectos aparentemente simples, mas úteis, forem observados, a otimização do desempenho no trabalho será muito maior.