383 views 3 mins

Colheitano parreiral, pisada uva e experiências sensoriais

em Turismo
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

O tradicional evento da Vinícola Góes ocorre na fazenda em São Roque a partir do dia 20 de janeiro em três novos formatos

CA Vinícola Góes de São Roque – SP, está com as inscrições abertas para a Vindima Góes 2024, evento que celebra a boa colheita das uvas e envolve os turistas para reviver as antigas tradições da elaboração dos vinhos.

A Vindima é uma experiência sensorial completa, que oferece colheita de uvas, pisa em grandes tinas ao som de música típica, degustações de vinhos, tour pela fábrica e parreirais.

Nesta edição, a tradicional vinícola preparou novidades para os turistas. O evento está disponível em três formatos: Vindima Góes Harmonizada, Vindima Góes Essencial e a Vindima Góes Sunset.

O visitante receberá um voucher para retirar a garrafa da Vindima – um vinho exclusivo – que será elaborado a partir da colheita e pisa da uva do grupo. Essa safra fica pronta entre outubro/novembro de 2024.

Experiência sensorial completa
Quando o assunto é experiência completa para ficar na memória participar de uma Vindima é inesquecível.  Os visitantes são recebidos na sede da empresa, onde conhecem a história da Vinícola Góes, que já completou 85 anos. Neste momento inicia o encontro e a vivência com as tradições que fazem o mundo do vinho tão peculiar. Em seguida, o turista é levado para os parreirais em um trenzinho com música típica, deixando para traz o movimento da cidade e aproveitando o clima agradável do interior. No decorrer do percurso, em um bate papo descontraído, são apresentadas curiosidades sobre o plantio, as variedades de uvas e a colheita.

Na chegada ao parreiral, os participantes colherão as uvas utilizando tesouras específicas, já protegidos pelos chapéus e com cestas em mãos, como os antigos camponeses faziam. Ainda no vinhedo, acompanhados pelo enólogo Fábio Góes, será possível conhecer os segredos do plantio das videiras e da produção de grandes vinhos.

O passeio segue na fábrica, com informações sobre o processo de produção dos vinhos e uma das atrações mais esperadas: a famosa pisa da uva. Todos são guiados para reviver a história de como tudo começou na produção dos vinhos, da maneira mais tradicional: pisando as uvas com os pés em grandes tinas e ao som de músicas típicas. Após a pisa, acontece um brinde para comemorar a safra.

Os participantes ainda aproveitam os espaços de descanso e convivência para apreciarem o clima da Vinícola Góes. Para retornar à sede da empresa, o wine bus, um ônibus temático, estará disponível a cada 30 minutos.