O mercado está mudando. A evolução das estruturas organizacionais e a globalização aceleram os processos e para conquistar espaço e confiança no mercado de trabalho o comportamento profissional está ganhando cada vez mais destaque nos processos seletivos.
Muito mais que um diploma ou habilidades técnicas, as competências comportamentais representam 85% do sucesso profissional nas carreiras, segundo pesquisa realizada pela Orange Country Carrer. Esses atributos pessoais são conhecidos como Softs Skills e estão relacionados à capacidade de pensar, agir e interagir com outras pessoas no local de trabalho.
Como essas habilidades não são técnicas, para desenvolvê-las é necessário buscar o autoconhecimento e trabalhar a inteligência emocional, saber quais são os pontos fortes e também os que precisam evoluir para uma melhor performance profissional.
O lado humano da tecnologia
Um dos mercados que está em alta e com grande procura de profissionais é a área de tecnologia. Segundo pesquisa feita pela GeekHunter em 2020, mesmo na pandemia, o mercado de TI registrou 310% de crescimento nas oportunidades de trabalho e as expectativas seguem promissoras. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 420 mil novas vagas devem ser criadas até 2024.
E para os profissionais de Ti que almejam evoluir na carreira ou para quem deseja iniciar na área, a analista de RH da Mouts, Cristiane Bachmann elencou cinco Soft Skills destaques no mercado de tecnologia.
Comunicação
Toda forma de expressão, seja ao escrever ou a própria apresentação pessoal. Além disso, envolve também a capacidade de saber ouvir o outro.
Inteligência Emocional
Habilidade de saber lidar com as suas próprias emoções e com a emoção do outro.
Autogerenciamento
Estar ciente de suas metas e objetivos e executá-las da melhor forma, sem a necessidade de ser cobrado por alguém. Com o trabalho remoto, essa habilidade ganha ainda mais destaque no mundo corporativo.
Negociação
Não importa a área ou função, todos sempre vão precisar ter a expertise de negociar com alguém.
Liderança
Não é somente característica de um gestor, você sempre vai influenciar outras pessoas e precisa ter habilidade para isso.
A dica é buscar além de especializações na área, autoconhecimento para aprender a controlar as emoções e saber lidar em situações adversas do dia a dia no ambiente de trabalho.