Stellantis é um grupo franco-ítalo-americano com sede em Amsterdã que fabrica veículos das marcas Dodge, Chrysler, Fiat, Ram, Jeep, Alfa Romeo, Peugeot e Citroen.
Vivaldo José Breternitz (*)
A palavra Stellantis tem suas raízes no verbo latino “stello” que significa “iluminar com estrelas”.
O grupo informou que vai usar em seus veículos elétricos o conector do sistema de carregamento NACS (North American Charging Standard) da Tesla. A empresa foi a última, entre as grandes montadoras a adotar o NACS, o que, na prática, transforma este em um padrão.
De acordo com a empresa, alguns de seus modelos começarão a usar o NACS no próximo ano e ela oferecerá um adaptador para os demais, até que todos sejam do novo modelo. Para os veículos já em uso, montadora também oferecerá esse adaptador, o que significa que as baterias poderão ser carregadas usando o NACS ou o Combined Charging System (CCS), um sistema mais antigo e que provavelmente acabará desaparecendo.
A Stellantis disse que sua adesão ao NACS se baseia no seu compromisso com seis outros fabricantes de automóveis para construir uma rede de mais de 30.000 pontos de carregamento rápido em rodovias e em áreas urbanas na América do Norte até 2030. Esses pontos aceitarão os conectores NACS e CCS.
A montadora juntou-se a empresas como Volkswagen, GM, Volvo, Polestar, Mercedes, Honda, BMW e Lucid na opção pelo NACS. As operadoras pontos de carregamento de veículos elétricos ChargePoint e Electrify America também se comprometeram a adotar o NACS.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].