119 views 3 mins

Varejo tech: três tendências tecnológicas para os supermercados

em Tecnologia
quinta-feira, 22 de junho de 2023

Realizada em São Paulo, a APAS Show é a maior feira do setor supermercadista do mundo e a cada edição apresenta as principais tendências para o segmento – inclusive as tecnológicas. O executivo comercial da Mouts TI, Alessandro Zambiasi, esteve na edição 2023 da APAS Show e destaca algumas dessas tendências que fazem parte de um “supermercado do futuro” que não está tão longe assim…

1 – Automação
Nas chamadas “frentes de loja”, a tendência é a automatização e o controle central dos sistemas. Um exemplo é a substituição das tradicionais etiquetas de papel das prateleiras por etiquetas “digitais”, com o uso de tablets ou telas LCD. “Com isso, a empresa pode, por exemplo, fazer alterações de valores direto de uma central que dispara para todas as unidades, ao invés de fazer cada troca em cada loja. Isso otimiza, por exemplo, quando uma rede quer fazer uma promoção de curta duração ou quando precisa alterar os valores de muitos itens”, explica Zambiasi. 

2 – Análise de dados
Outro ponto que chama a atenção é a preocupação com a análise de dados – a grande fonte de informação dos dias atuais. “As empresas têm muitas informações ‘dentro de casa’, porém não conseguem extrair insights disso, não sabem como trabalhar essas informações. Então, vemos cada vez mais os investimentos na gestão de dados – e isso também demonstra a importância de termos profissionais especializados nas funções que fazem parte dessa área”. 

3 – Experiência do usuário
Uma das tendências mais fortes é o investimento cada vez mais significativo na experiência do usuário, do ponto de venda físico ao relacionamento on-line. “Há muitas propostas com o uso de inteligência artificial, mas o principal é a criação de uma rede de ofertas a partir dos relacionamentos das pessoas. Por exemplo, você vai no mercado e tem lá os seus gostos mapeados, além dos gostos de pessoas da sua ‘rede’; dessa forma, ele poderá te sugerir determinados produtos ou ofertas a partir das escolhas de usuários com o mesmo perfil”, exemplifica.