94 views 2 mins

Uso de tecnologia: Governo americano incentiva pequenas empresas

em Tecnologia
quinta-feira, 18 de agosto de 2022

A Boeing e a Northrop Grumman juntaram-se a outras grandes empresas da área de tecnologia, como GE Aviation, Siemens, Raytheon, Honeywell e Lockheed Martin em um programa que visa desenvolver pequenas empresas baseadas nos Estados Unidos no sentido de que essas passem a usar de forma mais intensiva tecnologias avançadas de manufatura, de forma a que cresçam e gerem mais empregos.

Vivaldo José Breternitz (*)

O programa, lançado pelo governo Biden em maio passado, busca, especialmente, aumentar o uso de manufatura aditiva, conhecida entre nós como impressão 3D. Essa tecnologia permite que objetos complexos sejam construídos em camadas pela deposição de partículas de plástico ou metal.

O programa, batizado Additive Manufacturing Forward foi estruturado pela Applied Science & Technology Research Organization of America, uma organização sem fins lucrativos.

As grandes empresas ligadas ao programa, pretendem não apenas comprar peças produzidas via impressão 3D por pequenos fornecedores, mas também treinar trabalhadores, prestar assistência técnica e trabalhar no processo de desenvolvimento e certificação de padrões.

A Boeing disse que tem como objetivo aumentar sua base de fornecedores de pequeno e médio porte em 30%, ciente de que o uso dessas novas tecnologias pode reduzir os prazos de entrega das peças, o custo dos materiais em 90% e o uso de energia à metade.

Fontes do governo Biden disseram à Reuters que o programa pode se expandir para os setores automotivo e de semicondutores, deixando clara a existência de políticas para fortalecimento da indústria local.

Será que algum dos candidatos às próximas eleições brasileiras pensa em algo remotamente semelhante? Se pensa, não diz aos eleitores.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.