92 views 4 mins

Uso de tecnologia em recrutamento permite reduzir até 97% a taxa de rotatividade nas empresas

em Tecnologia
quinta-feira, 24 de março de 2022

A automatização de processos é uma realidade na Indústria 4.0, e cada vez mais está apoiando a contratação de pessoas. Essa agilidade na recolocação profissional é possível por conta dos dados gerados por diversos portais e redes sociais, bem como gerados pelas áreas de Recursos Humanos, e que atualmente apoiam a seleção de candidatos para as vagas. O grande volume de informações precisa ser combinado e interpretado, e a partir do uso de tecnologia com a definição dos parâmetros ideais para fazer o recrutamento de pessoas, se torna possível atingir até 97% de assertividade e a redução do turnover.
 
A Startup iGrown, que tem como foco soluções para aceleração de carreira e retenção de talentos, possui um sistema no qual o algoritmo realiza o que pode ser considerado uma ‘engenharia de cargos’. O desafio, conforme menciona o CEO da startup, Antonio Alves Teixeira Neto, é montar times de alta performance. “O objetivo da nossa solução é apoiar empresas a crescerem e desenvolverem seus times. E que essas equipes formadas possam realmente entregar resultados alinhados à cultura e as expectativas da empresa”, observa.

Antes de fundar a iGrown, o CEO atuou em projetos de endomarketing e foi durante essa jornada que surgiu a interrogação do que poderia fazer para impactar a vida das pessoas. Partindo deste ponto, a startup nasceu para atender os colaboradores e para prestar apoio às empresas no processo de seleção dos colaboradores, principalmente para a Indústria 4.0, que hoje concentra grande parte do número de vagas disponíveis.

Com o algoritmo da iGrown, é conferida a devida importância não somente aos currículos e vagas existentes de forma superficial, mas principalmente no sentido de descobrir se os colaboradores efetivos estão alinhados à cultura e quais seus objetivos. Assim é possível identificar se estão adequados à vaga existente. “Essa é uma pesquisa mais aprofundada, tanto em relação às empresas e suas vagas como também em relação aos candidatos, gerando mais aderência dos contratados, o que possibilita, inclusive, moções”, observa Teixeira.

A iGrown iniciou suas atividades em 2019 em um programa de Open Inovation da Votorantim Cimentos, no qual recebeu duas propostas de investimento, uma brasileira e outra canadense. “Fomos acelerados pela WOW Aceleradora de Startups em 2020, participamos do Rocket Startups neste mesmo ano e fomos chamados para a Órbita Again, em 2021, também pela RPC TV. Além disso, somos TOP 10 do Sebrae Paraná”, relata o CEO.

Inicialmente a iGrown oferecia testes gratuitos focados na desenvoltura, comportamento, cultura e valor de carreira. “Aperfeiçoamos com isso o sistema que hoje também traz uma oportunidade para que as pessoas, pretensos colaboradores, entendam em que tipo de empresa estão entrando, mostra a cultura da empresa, o que é buscado. É uma ferramenta que traz alinhamento tanto para quem contrata como para quem está entrando no time”, destaca Teixeira.