142 views 2 mins

Uso de carteira digital é 6% maior entre millennials

em Tecnologia
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Especialistas comentam hábitos financeiros da geração que também está mais propensa a empréstimos e cartão de crédito.

Mais da metade dos brasileiros (51%) possui familiares que fazem uso de carteiras digitais ou aplicativos para realizar transações financeiras, concluiu pesquisa da Dynata encomendada pela Transunion. Segundo o estudo, a porcentagem é 6% maior entre usuários millennials, nascidos entre 1980 e 1994, em que 57% fazem uso.

“O resultado é um reflexo da digitalização e modernização dos serviços financeiros que atinge todas as gerações. Muitos estão optando pelos aplicativos por causa da agilidade, segurança e sustentabilidade”, afirma Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios.

Em outro dado do levantamento, 54% afirmam que já tiveram um cartão de crédito em algum momento de suas vidas financeiras. Para o futuro, 51% dos millennials querem obter empréstimo ou cartão de crédito nos próximos 12 meses, resultado acima da média geral, de 46%.

Sobre o tipo de instituição na qual preferem pedir empréstimo, fora do recorte geracional, 34% dos entrevistados afirmam que pode ser qualquer uma, desde que tenha juros baixos; 24% preferem os bancos digitais; e 23% bancos tradicionais nos quais já tenham conta.

Para o especialista em pagamentos e diretor da fintech Qesh, Cristiano Maschio, o crescimento acelerado de brasileiros bancarizados amplia a concorrência do setor: “O desafio dos bancos tradicionais e nativos digitais é conquistar o consumidor por meio de serviços personalizados”.