Upcycling: da cerveja aos jeans

Greenwashing, neologismo derivado das palavras green (verde) e whitewash (branquear ou encobrir), é um termo utilizado para indicar o uso de técnicas de marketing e relações públicas para expressar uma falsa preocupação de empresas, governos ou pessoas com o meio ambiente.

Vivaldo José Breternitz (*)

Upcycling é outro neologismo que designa o processo de uso de produtos, resíduos, peças que seriam descartados, na criação de novos produtos, também favorecendo a preservação do meio ambiente.

Pode se tratar apenas de greenwashing, mas a cervejaria japonesa Sapporo anunciou ter adotado a prática do upcycling para transformar resíduos do processo de fabricação de cerveja, especialmente borra de malte, em jeans.

A cervejaria está trabalhando em parceria com a Shima Denim Works, de Okinawa, empresa que já tem experiência na transformação de resíduos do processamento de alimentos em roupas.

O tecido produzido foi descrito como “leve” e “ventilado” e foi usado na confecção de calças que receberam a marca Black Label Malt & Hops e são vendidas pela loja virtual da cervejaria por preços ao redor de US$ 310, que imediatamente após anunciar o início das vendas recebeu 1.600 pedidos.

Resta esperar que a iniciativa não seja apenas greenwashing, mas o fato é que a Sapporo Breweries, assim como outras grandes cervejarias japonesas, teve queda nas vendas durante a pandemia e o upcycling pode ajudá-la a recuperar mercado, especialmente para sua cerveja escura Black Label Malt.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.

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