256 views 2 mins

Uma corrida interessante: humanos versus robôs

em Tecnologia
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

No mês de abril acontecerá a primeira corrida de longa distância em que humanos competirão contra robôs.

Vivaldo José Breternitz (*)

O evento, que acontecerá em Pequim, é um sinal do interesse cada vez maior pelos robôs humanoides, aqueles que tem estrutura que lembra a de um ser humano, com cabeça tronco e membros.

Empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e clubes de robótica de todo o mundo estão sendo convidados a inscrever seus robôs na corrida de cerca de 21 quilômetros; as máquinas correrão contra cerca de 12 mil humanos.

Poderão participar robôs humanoides, dotados de estrutura mecânica que lhes permita andar ou correr de forma bípede – rodas são estritamente proibidas.

Regras adicionais estipulam que a altura de um competidor robótico deve estar entre 50 centímetros e 2 metros e que estes podem ser controlados remotamente ou serem totalmente autônomos, sendo permitida a troca de baterias durante a corrida, se necessário.

O interesse em corridas de robôs humanoides contra atletas humanos tem crescido, especialmente na China. No final de 2024, um desses robôs, chamado Tiangong, chamou a atenção quando correu os últimos cem metros de uma meia maratona em Pequim. Logo depois disso, dois robôs quadrúpedes correram como marcadores de ritmo na maratona de Hangzhou.

Com os avanços impressionantes que continuam a ser feitos no mundo dos robôs humanoides, espera-se que a corrida de abril desperte muito interesse e que outros eventos envolvendo essas máquinas venham a acontecer.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].