88 views 4 mins

Tecnologia torna arquitetura acessível a todos

em Tecnologia
sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Há um ditado que diz que o barato pode sair caro. Na maioria das vezes esse dito popular se mostra verdadeiro, principalmente na construção civil. É comum, na hora da reforma, o proprietário do imóvel tentar fazer a obra por conta própria e depois se arrepender. Sem um projeto adequado elaborado por um arquiteto, o serviço normalmente apresenta falhas de execução, pouca funcionalidade, entre outros defeitos que só servem para causar transtornos futuros.

Pensando nisso, a construtech Archademy, maior Comunidade de Arquitetos e Designers de Interiores do Brasil, lançou a plataforma de investimento em reforma Studio. O objetivo da nova unidade de negócios é transformar, para melhor, a experiência de quem vai fazer uma reforma, ao resgatar o papel dos arquitetos e designers de interiores como assessores do cliente na hora de investir durante a jornada da obra.

Por meio da digitalização da contratação de arquitetos, a plataforma Studio democratiza os benefícios de uma reforma profissional, partindo do princípio de que o arquiteto certo faz o dinheiro da obra render muito mais. “Um arquiteto vai conseguir te explicar o que você quer, direcionar para o que você precisa e gastar o que você consegue. Ninguém melhor do que ele para fazer a gestão de recursos disponíveis para a obra”, destaca Raphael Tristão, CEO da Archademy.

A transformação digital, neste caso, acontece no que deveria ser o primeiro passo de uma reforma: a contratação de um profissional especializado. “Por meio de um atendimento omnichannel e consultivo, eliminamos a discussão sobre ser “caro ou barato” contratar um arquiteto, porque não é a pergunta certa. Criamos uma metodologia onde o cliente diz quanto valoriza um assessor para sua obra e o arquiteto diz o que pode fazer por aquele valor. Você gasta exatamente o que precisa e o arquiteto entrega mais do que você imagina.” destaca.

Na primeira fase do Studio, a construtech já intermediou mais de 20 contratações, incluindo o projeto da companhia aérea Lufthansa em São Paulo, assinada pelo AFGR Arquitetos, residentes da Archademy. “Quando decidimos a mudança do escritório do Lufthansa Group em São Paulo, procuramos alguns escritórios de arquitetura e a Archademy. Enviamos um briefing à Archademy e depois disso o processo foi muito rápido e tranquilo.

Eles selecionaram os escritórios de arquitetura que mais se encaixavam ao nosso perfil e acompanharam as apresentações dos projetos. Ficamos muito satisfeitos com o novo escritório”, conta Gabriela Klose, Senior Manager Sales Products and Programs Lufthansa Group. Mais do que especialistas em reforma, os clientes do Studio também podem ter acesso a benefícios exclusivos, como descontos em produtos para a reforma e facilidades como comprar mobiliário direto da fábrica.

“Nós queremos mudar a cultura de reforma do país, cuja realidade hoje, infelizmente, é a autoconstrução improdutiva, onde se desperdiça muito dinheiro. Em 2015, o CAU constatou que 85% dos brasileiros que construíram ou reformaram fizeram sem um profissional. Vamos ajudar muita gente.” finaliza Raphael. – Fonte e mais informações: (https://studio.archademy.com.br).