77 views 3 mins

Tecnologia ajuda a renegociar prazos de pagamentos e recebimentos

em Tecnologia
sexta-feira, 02 de outubro de 2020

A crise sanitária e econômica, causada pela pandemia mundial do coronavírus, comprometeu o desenvolvimento financeiro de empresas, de diversos setores. A fim de evitar maiores problemas e fechar o mês no azul, o mercado passou a buscar alternativas que ajudam a identificar melhores oportunidades de negócios, prazos de pagamentos e recebimentos, entre outros.

A Klooks – maior base de dados de demonstrativos financeiros do Brasil – incorporou a sua tecnologia uma nova funcionalidade o “Painel de Inteligência”, que coleta dados de empresas de capital fechado e encontra melhorias em margens e prazos médios. O big data da Klooks analisa as informações enviadas pela empresa contratante, entre principais clientes, prazos de pagamentos e volumes de vendas vendidos no último ano.

A partir daí, com a ajuda de machine learning e inteligência artificial, a Klooks localiza dados referentes ao Prazo Médio de Pagamento (PMP); e Prazo Médio de Recebimentos (PMR) de fornecedores e clientes, e sugere melhorias. “O painel de inteligência que desenvolvemos tem o objetivo de ajudar as empresas a buscarem melhores oportunidades de negócios e renegociações, com informações precisas e minuciosas”, comenta Alexandre Abu-Jamra, CEO e fundador da Klooks.

“Conseguimos analisar os dados de diversos setores do mercado, como indústrias, distribuidores, varejistas, área da saúde, serviços, transportes, tecnologia, entre outros”, finaliza. Além de oferecer um panorama geral – apresentando dados seguros sobre o mercado – o Painel de Inteligência identifica oportunidades de negócios em todos os departamentos da empresa: a área de Suprimentos consegue entender qual o prazo médio de recebimentos dos fornecedores e as margens deles; o comercial tem uma visão mais ampla sobre o prazo médio de pagamentos e suas margens.

Já a área de crédito tem acesso a balanços mais completos e minuciosos de seus fornecedores e clientes, a fim de obter uma dimensão maior sobre o risco de inadimplência e prejuízo financeiro. E, por fim, a diretoria e as áreas de inteligência e planejamento tem acesso a balanços e análises de concorrentes, clientes e fornecedores. A solução, baseada em inteligência artificial e machine learning, coleta dados demonstrativos de fontes públicas e cria relatórios de empresas de capital fechado. Com base nestes demonstrativos, a startup fornece dados atualizados, padronizados e relevantes para uma avaliação segura e aprofundada.

Fonte e mais informações: (https://bigdata.klooks.com.br/).